Logo Jornal Interação

Neste domingo (16), termina o horário de verão. Com isso, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul terão de volta o horário antigo. Relógios  deverão ser atrasados em 1 hora.

O principal objetivo do horário de verão é aproveitar os dias mais longos do verão, com mais tempo de luz solar, para economizar energia. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a meta era economizar 400 milhões durante os quatro meses de vigência. É o fim do 38º Horário de Verão, que teve início no dia 20 de outubro do ano passado.

O valor corresponde ao acionamento de térmicas que deixam de ser ligadas para evitar sobrecarga no sistema. Ainda de acordo com o MME, os números com os resultados desta edição só estarão disponíveis no fim do mês.

A mudança de horário não é aplicada nas regiões Norte e Nordeste em virtude de o ganho ser considerado pequeno, segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

Vários países fazem a mudança no horário convencional para aproveitar melhor a luminosidade dessa estação do ano. No Brasil, foi instituído pela primeira vez no verão entre 1931 e 1932 pelo então presidente Getúlio Vargas e durou quase metade do ano. As mudanças seguem determinação do decreto presidencial número 6.558/2008.

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *