Destaque »

Lídia Jordão faz palestra no 13º Encontro Mulheres com Direito

17 de maio de 2019 – 19:12 |

Lídia Jordão representou Minas Gerais, juntamente com mais nove mulheres da área do Direito, de outros estados do País. Ela foi convidada pela coordenação geral  do Encontro, através da Drª Fabiana Garcia. Para Jordão, …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » +

Domingo termina o horário de verão ás 0 hora

Neste domingo (16), termina o horário de verão. Com isso, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul terão de volta o horário antigo. Relógios  deverão ser atrasados em 1 hora.

O principal objetivo do horário de verão é aproveitar os dias mais longos do verão, com mais tempo de luz solar, para economizar energia. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a meta era economizar 400 milhões durante os quatro meses de vigência. É o fim do 38º Horário de Verão, que teve início no dia 20 de outubro do ano passado.

O valor corresponde ao acionamento de térmicas que deixam de ser ligadas para evitar sobrecarga no sistema. Ainda de acordo com o MME, os números com os resultados desta edição só estarão disponíveis no fim do mês.

A mudança de horário não é aplicada nas regiões Norte e Nordeste em virtude de o ganho ser considerado pequeno, segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

Vários países fazem a mudança no horário convencional para aproveitar melhor a luminosidade dessa estação do ano. No Brasil, foi instituído pela primeira vez no verão entre 1931 e 1932 pelo então presidente Getúlio Vargas e durou quase metade do ano. As mudanças seguem determinação do decreto presidencial número 6.558/2008.