Destaque »

CBMM divulga Programa de Estágio para 2020

10 de dezembro de 2019 – 11:37 |

O programa potencializará o talento de estudantes do ensino técnico e
universitário de Araxá.
Com o objetivo proporcionar vivência de mercado aos estudantes de Araxá, a CBMM lança o Programa de Estágio 2020. No período de um …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Educação

Correios abre inscrições para Concurso Internacional de Redação de Cartas

Começou na última segunda-feira (3) as inscrições do 43° Concurso Internacional de Redação de Cartas, realizado no Brasil pelos Correios com o objetivo de desenvolver a habilidade de composição dos jovens; contribuir para o estreitamento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita. O concurso é promovido, em todo o mundo, pela União Postal Universal (UPU) — entidade que congrega os operadores postais de 192 países.

O tema para este ano é “Escreva uma carta para dizer de que forma a música influencia a vida”. Poderão participar, por meio de suas escolas, estudantes de até 15 anos de idade da rede pública e privada de ensino. As inscrições vão até o dia 17 de março.

As redações devem ser redigidas de próprio punho, com caneta esferográfica preta ou azul e escritas em língua portuguesa, contendo no máximo 800 palavras em formato de uma carta. Para participar, o estudante deverá passar por uma seleção em sua escola, na qual será escolhida a carta que irá representá-la. Cada escola pode inscrever no máximo duas redações.

Serão realizadas duas fases: estadual e nacional. Na estadual, serão premiadas as três melhores redações de cada Diretoria Regional dos Correios. O primeiro colocado ganhará um tablet; o segundo e terceiro ganharão uma câmera digital. Já na fase nacional, o vencedor ganhará uma TV de LED 40′ polegadas mais um troféu, e sua redação representará o Brasil na etapa internacional, a ser realizada pela União Postal Universal. As escolas também recebem os prêmios.

Em 2013, o concurso teve a participação de mais de três mil escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Maírla Marina Ferreira Dias, de Pernambuco, foi a vencedora nacional. Na fase internacional do concurso, o Brasil é o 2° melhor país em número de vitórias, com três medalhas de ouro, atrás apenas da China, com cinco.

As cidades de MG que já ganharam foram:

Ano 2011
Ponte Nova/MG = 1º Lugar – Amanda Mendes Lourenço, de 11 anos. Escola Nossa Senhora Auxiliadora.
Belo Horizonte/MG = 2º Lugar – Ana Luiza Machado Alves, de 10 anos. E.M.Professora Modesta Cravo.
Bom Despacho/MG = 3º Lugar – Júlia Rodrigues de Oliveira, de 9 anos. E.M. Coronel Praxedes.

Ano 2012
Uberlândia/MG = 1º Lugar = Dhiulliana Neto Aparecido, de 15 anos. E.E. do Parque São Jorge.
Joanésia/MG = 2º Lugar = Dalva Ferreira Lage, de 14 anos. E.E. Professor Antonio Marciano.
Belo Horizonte/MG = 3º Lugar = Flávia Fernandes Zchaber, de 14 anos. Colégio Franciscano Coração de Maria.

Ano 2013

Delfim Moreira/MG = 1º lugar – Luiz Augusto Fernando Guimarães, de 14 anos. Escola Estadual Marquês de Sapucaí.
Ibiá/MG = 2º lugar – Isadora Brogio Sauyhier, de 11 anos. Escola Estadual São José .
São Sebastião do Paraíso/MG  = 3º lugar – Pedro Henrique Silveira, de 13 anos. Colégio Crescer.

O regulamento completo do concurso está disponível no site dos Correios, no link: http://www.correios.com.br/sobreCorreios/sustentabilidade/vertenteSocial/concursoInternacionalRedacao.cfm