Logo Jornal Interação

 O evento será realizado hoje e amanhã no Colégio Dom Bosco, a partir das 20h30, com entrada franca.

Realizado há 11 anos em Araxá, o espetáculo “A Paixão de Cristo” apresenta novidades para seu público. O evento, que é realizado tradicionalmente na Semana Santa, será promovido em dois dias. O grupo Fratelo apresenta no primeiro dia a primeira parte da encenação, intitulada “Do Nascimento de Jesus à Santa Ceia”, e na sexta-feira da Paixão, 6, “Da Agonia à Ressurreição”, a partir das 20h30, no colégio Dom Bosco. Para 2012, a produção irá contar com a participação de 150 integrantes dentre atores do município e alunos das oficinas de Artes Cênicas da Fundação ACIA e da equipe técnica.

O diretor artístico do grupo Fratelo, Josceleno Donizete, contou que a mudança visa a maior interação com o público. “Em todos os outros anos, ele acontecia em um dia, apenas na Sexta-feira Santa, em um período de duas horas e meia. Esse horário prolongado desgastava muito a plateia, porque tem um desgaste físico e emocional muito grande durante a peça e desgastava muito os atores, porque uma apresentação de duas horas e meia é dificílima de fazer, e hoje acima de uma hora, já é considerado um longa. Então a gente dividiu isso”, disse.

Josceleno destacou que, com essa mudança, o espetáculo será de uma hora e vinte. “O espectador vai ter o prazer de um espetáculo com uma qualidade artística maior, porque o ator vai estar 100% durante toda a peça. Ele consegue manter aquilo ali durante todo o momento em que ele atua, coisa que em outros anos, o espetáculo já ia se perdendo, as pessoas já iam voltando a ser as pessoas normais e não os personagens da época. Vai facilitar bastante também para o público, já que, quando começava às 20h, nos anos anteriores, e terminava às 23h, naquele horário não tinha, às vezes, um transporte para levar a pessoa de volta para casa e causava todo um transtorno”, acrescentou.

No primeiro dia, o grupo pretende trabalhar a vida pública de Jesus, que é desde a anunciação dele. “Maria fica grávida, dá à luz o menino Jesus, os três reis magos a visitam, aí vem a tentação, vem o batismo, Jesus pregando, a entrada em Jerusalém, e o primeiro dia termina na Santa Ceia. No segundo dia, aí o enfoque é só no sofrimento e na paixão”.

Josceleno adiantou que o texto, para este ano, foi totalmente remodelado, com o objetivo de mostrar Jesus como um homem. “Para este ano, a gente trabalhou com uma modificação muito maciça sobre o texto. Ele foi completamente remodelado. A gente coloca um Jesus primeiramente como homem do povo. Claro que tem aquele lado de santidade, mas nos preocupamos em mostrar o ser humano. Isso causa uma proximidade muito grande com o público; o povo vê o lado humano e o lado da divindade. Então essa mudança vai levar as pessoas que estão assistindo a outro ponto de vista do Jesus”.

A apresentação tem o patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), em uma realização da Fundação Cultural Acia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura/Ministério da Cultura.

A presidente da Fundação Cultural Acia, Valda Sanchez, salientou que o evento faz parte do calendário de eventos culturais da cidade de Araxá. “Por meio deste projeto, o grupo Fratelo e a Fundação Cultural Acia se propõem a desenvolver a formação de plateia em Araxá, aumentando a oportunidade para que esta se afeiçoe com o teatro, além de promover a inclusão social das pessoas que desconhecem as artes cênicas, dentre outras atividades”, comentou.

Ela enfatizou que o trabalho realizado é de fundamental importância tanto para a comunidade quanto para os integrantes do grupo. “Este evento proporciona um aquecimento da Semana Santa, trazendo de volta os verdadeiros princípios celebrados nesta ocasião, proporcionando ao povo um momento de reflexão e uma oportunidade para a mudança de vida, para aqueles que se envolvem”, ressaltou.

Josceleno aproveitou para convidar toda a população para assistir à encenação da Paixão de Cristo. “O interessante é que todos vão no primeiro e no segundo dia para não perderem nada do nosso espetáculo, que vem muito mais incrementado para este ano, mas se a pessoa falar ‘posso ir só um dia’ porque ela trabalha em outro dia, pode fazer. Pense na parte que você precisa ver, que é conhecer sobre a vida de Jesus e vá lá para conferir, de perto, a nossa produção”, finalizou.

A expectativa é que dez mil pessoas assistam o espetáculo no Colégio Dom Bosco.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *