Logo Jornal Interação

São Paulo, (AE) – A demanda por voos domésticos cresceu 7,7% em dezembro, na comparação com igual mês de 2012, somando 8,179 bilhões de passageiro-quilômetro transportado (RPK, na sigla em inglês), o melhor resultado mensal do ano, informou nesta terça-feira, 21, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). Os embarques para as festas de fim de ano e para as férias de verão garantiram o sazonal forte desempenho do último mês do ano e colaboraram para o setor encerrar 2013 com crescimento da demanda de 6,5%.

A oferta também teve forte crescimento, de 5,8%, alcançando os 10,3 bilhões de assento-quilômetro oferecido (ASK, na sigla em inglês), mesmo nível de julho. A evolução da demanda acima da oferta levou a taxa de ocupação a avançar 1,4 ponto porcentual, para 79,1%.

Em relação a novembro, o crescimento da demanda foi de 10,5%, enquanto a oferta ampliou-se 10,8%.

Em dezembro, a TAM respondeu por 38,1% de participação do mercado, seguida por GOL (37, 55%), Azul/Trip (17,2%) e Avianca (7,2%).

Queda no número de passageiros

No último mês de 2013, o total de passageiros pagantes transportados somou 6,9 milhões, 600 mil a mais que em dezembro de 2012, com alta de 8,8%. Em relação a novembro, o aumento foi de 4,5%. Apesar dessa expansão, o setor encerrou 2013 com um volume de passageiros inferior ao reportado um ano antes, somando 77,4 milhões, 6% abaixo dos 82,4 milhões do ano anterior

Segundo o consultor técnico da Abear Adalberto Febeliano, a queda no número de passageiros transportados ao longo do ano está relacionada à elevação dos preços das passagens em 2013 e ao remanejamento da malha das companhias. “Em 2013 precisamos subir os preços e perdemos uma parte dos passageiros por conta isso. Outra parte (dos passageiros perdidos) foi pelo remanejamento da malha, já que as empresas cortaram alguns destinos menos atraentes”, explicou.

Segundo ele, a expectativa é que o número total de passageiros volte a crescer em 2014. A entidade projeta um crescimento de 7,5% na demanda neste ano. A projeção leva em conta o indicador passageiro quilômetro transportado, comumente utilizado no setor, e tem como base a evolução no total das médias móveis acumulada em 12 meses. Conforme a entidade, no quadrimestre de setembro a dezembro, a demanda evoluiu 1,79%.

Já a oferta evoluiu 0,86% no mesmo período, levando a uma projeção de variação anual de 3,5% para 2014. Febeliano sustenta, porém, que esse dado não é tão seguro como estimativa para 2014. “Esse crescimento se refere basicamente ao crescimento da oferta de Avianca e Azul, que seguem recebendo novas aeronaves. Gol e TAM têm mantido sua oferta atual. E a Avianca está encerrando o recebimento de sua encomenda”, justificou.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *