Logo Jornal Interação

Incidência de Raios é grande no Brasil

24//01/2014- 10:50

PorEditor1

jan 24, 2014

O Brasil é o país com maior incidência de raios do mundo. Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica da INPE, em uma tempestade, o número de raios pode chegar a 20 por minuto. Por ano, são 50 milhões de raios que causam, em média, 130 mortes. As tempestades costumam atingir uma área de 10 km no Brasil.

O País registrou 1.601 mortes nos últimos 10 anos. Nesse período, mais homens morreram do que mulheres (82% contra 18%), a maioria com idades entre 20 e 39 anos (43% do total). A estação do ano em que mais mortes foram registradas foi o verão (45%), seguido pela primavera (32%), outono (14%) e inverno (9%).

Em Minas Gerais, levantamento feito pelo Ministério da Saúde em conjunto com a Defesa Civil aponta que, nos últimos dez anos, 125 pessoas morreram vítimas das descargas elétricas no Estado. Anualmente, mais de um milhão de raios caem sobre Minas. As regiões Sul e a Zona da Mata são as mais afetadas pelas descargas.

De acordo com os meteorologistas, a incidência dos raios é maior nos pontos mais altos e em terrenos planos, exigindo um cuidado extra da população. No verão, as cidades normalmente registram altas temperaturas, e a atmosfera é naturalmente mais úmida. Essa combinação, segundo os meteorologistas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), provoca mais raios.

Um levantamento realizado no período de 2001 a 2013 mostra que o Estado de São Paulo é o que mais registrou mortes, apontando 267 casos. Minas Gerais é o segundo colocado, com 125 mortes, seguido do Rio Grande do Sul, com 121.

Ainda de acordo com o instituto, as atividades rurais (19%) representam a maior parte das circunstâncias das fatalidades. As ocorrências dentro de casa somam 15%, 14% das mortes aconteceram próximas a veículos e 12% embaixo de árvores. Com o início do período chuvoso no mês de janeiro, que deve se prolongar até abril, a população deve ficar atenta para o aumento da incidência de descargas atmosféricas, que pode colocar em risco a segurança das pessoas e interromper o fornecimento de energia elétrica.

O que é um raio?

É um fenômeno natural, também chamado popularmente de relâmpago. É uma descarga elétrica ou descarga atmosférica que ocorre entre nuvens ou entre a nuvem e a terra.

DICAS DE PROTEÇÃO:

– Para-raios externos:

São projetados para proteger as edificações e, em parte, as pessoas que nelas estão. Sua função é levar a energia do raio com segurança para a terra. Sua instalação deve seguir norma específica (ABNT 5419:2001) por técnicos especializados. O para-raios externo não protege os aparelhos eletroeletrônicos, pois não elimina os surtos elétricos.

 – Aterramento:

O aterramento é a ligação elétrica intencional com a terra através de um fio condutor de segurança (fio terra) e hastes metálicas cravadas no solo. Na maioria das residências, o fio neutro também é condutor de segurança (esquema TNC da norma técnica) e é instalado e aterrado junto ao medidor de entrada de energia (relógio de luz). Mas atenção, o fio terra, isoladamente, não protege o aparelho dos surtos elétricos.

COMO SE PROTEGER DURANTE AS TEMPESTADES:

Atitudes e cuidados simples podem evitar prejuízos e acidentes. Fique esperto!

DICAS DE SEGURANÇA DENTRO DE CASA:

– Não tome banho durante as tempestades;

– Não use chuveiro ou torneira elétrica (secador, chapinha etc.);

– Evite contato com qualquer objeto que possua estrutura metálica tais como fogões, geladeiras, torneiras, canos etc.

– Evite ligar aparelhos e motores elétricos, para não queimar os mesmos;

– Afaste-se das tomadas e evite utilizar o telefone;

– Desconecte das tomadas TODOS os aparelhos e eletrônicos tais como televisores, computadores, som;

– desligue os fios de antena dos aparelhos.

NO BANHO

Evite usar chuveiro. Tomar banho durante tempestades não significa que o raio vá cair dentro da sua casa, mas pode atingir as linhas de energia na rua e provocar sobretensão na rede. O resultado pode ser um choque em quem estiver debaixo d’água.

TELEFONE

Falar ao telefone também pode ser perigoso e deve ser evitado devido à sobretensão na rede. Se os aparelhos eletroeletrônicos não estiverem protegidos, é recomendável mantê-los desligados.

NADANDO

Em superfícies lisas como piscinas, rio ou mar, a cabeça do banhista é o ponto mais alto na área, atraindo os raios.

NO FUTEBOL

O perigo aqui é similar ao que ocorre quando está nadando.

ZONA RURAL

O problema também existe no campo. Se um trabalhador estiver arando a terra ou dirigindo um trator sem capota, ele corre riscos. Em uma cabine sem proteção, a cabeça é o ponto mais alto.

ÁRVORES

Ficar em locais onde há uma árvore pode ser arriscado. A árvore atrai o raio. Numa floresta, a situação é diferente.

CARRO

Permanecer dentro do carro é uma ótima proteção, pois o veículo é blindado contra raios. É bom fugir do contato com material inflamável.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *