Logo Jornal Interação

 O evento ocorre de 9 de abril a 27 de maio, com o apoio do Ministério da Cultura e da Prefeitura Municipal de Araxá.

A Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Araxá (Aparc), o Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas (Sinparc) e a Prefeitura Municipal de Araxá apresentaram o projeto desse evento nesta terça-feira, 3, no Clube Araxá. No ano em que a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança completa 38 anos de atuação em Minas Gerais, a cidade de Araxá entra, pela primeira vez, na lista de municípios que recebem as atrações de diversos gêneros de espetáculos como comédias, dramas, musicais, dentre outros de oficinas.

A Campanha de Popularização do Teatro e da Dança é uma referência nacional. É o maior projeto de popularização das artes cênicas no País. Governador Valadares, Ipatinga e Juiz de Fora, além de Belo Horizonte, recebem anualmente as atrações da campanha. O coordenador do evento em Araxá, o produtor Cássio Pinheiro, disse que toda a programação ainda não está definida, mas as oficinas nas áreas de corpo, de voz, de improvisação e de iluminação ocorrem a partir da próxima semana.

“Elas buscam o processo de profissionalização dos artistas. Então para se inscrever tem que estar dentro de um grupo que tem uma permanência de atuação, pelo mínimo de um ano. Não é uma oficina para toda a população, porque não é de formação, mas de qualificação e requalificação profissional”, colocou Cássio.

De acordo com o presidente do Sinparc, Rômulo Duque de Azevedo, a programação será gratuita. “Primeiro nós vamos conquistar o público, depois vamos formar o público que vai possibilitar a vivência profissional dos artistas daqui através de bilheteria de teatro. Isso é um caminho a seguir. Eu sinto o prazer de saber que a gente encaminha para unir o teatro de Minas Gerais”, comentou.

A campanha também oportunizou a chance de se criar a Aparc, uma associação ligada ao Sinparc, que concede vários benefícios aos artistas araxaenses. “A arte se faz em grupo e, quanto mais isolados os artistas estão, menos força eles têm. Cada um tem uma estética, uma criação, só que quando se cria uma associação, cria-se uma identidade da cidade. Assim corremos atrás de projetos maiores. Dentro da campanha, existe esse incentivo forte ao artista, porque muitos fazem o trabalho deles, mas ainda não estão na profissionalização. A campanha traz esse incentivo de profissionalização e de avaliação para que o artista tenha a DRT [Registro Profissional do artista]”, ressaltou o presidente da Aparc, Léo Ortiz.

O prefeito de Araxá, Jeová Moreira da Costa, destacou que a cidade recebe a campanha de braços abertos. “Nós ficamos emocionados com a apresentação da 1ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, em parceria dos grupos locais com o grupo de Belo Horizonte, e já fazendo um intercâmbio para acontecer aqui esse cenário onde nós vamos ter a imaginação, o sonho de um artista trazido para a realidade do dia a dia. Vejo que Araxá está avançando e caminhando para a construção de um mundo melhor através das pessoas e das famílias. Araxá está acreditando na sua potencialidade e transformando isso em ações que venham trazer benefícios para toda a comunidade”, finalizou.

Em Araxá, no mês de maio, haverá espetáculos com dez produções, envolvendo teatro para adultos, teatro para crianças e dança, que acontecerão no Tauá Grande Hotel Termas de Araxá – Cine Teatro Tiradentes. A relação dos espetáculos será lançada posteriormente e comunicada a toda a imprensa.

Confira a programação das oficinas:

OFICINA DE CORPO

Ministrante: Ana Amélia Cabral (Belo Horizonte) – 9 a 13 de abril

Local: Sesc Araxá

Horário: das 20h às 22h

O movimento para além da dança, transformando, desconstruindo e transcendendo sua técnica, buscando uma expressividade mais ampla e mais sensorial. Propõe um estudo de ressignificação de movimentos e códigos corporais.

OFICINA DE VOZ – 9, 11, 16,18, 23, 25 e 30 de abril

Ministrante: Henrique Machado (Araxá)

Local: Fundação Cultural Calmon Barreto

1ª Turma: das 19h às 20h

2ª Turma: das 20h às 21h

Técnica básica da voz falada (apoio, projeção, dicção e empostação) aliada ao conhecimento da musicalidade da fala, da região ou nota musical que cada um utiliza e seu alcance em escala para fins de modulação e colocação da voz falada.

OFICINA DE IMPROVISAÇÃO – 16 a 20 de abril

Ministrante: UMA Companhia (Belo Horizonte)

Local: Sesi Araxá

Horário: das 20h às 22h

A técnica de improvisação como suporte para o trabalho do ator e do bailarino, para o processo de criação, a pesquisa e elaboração da cena e da personagem.

OFICINA DE ILUMINAÇÃO – 23 a 29 de abril

Ministrante: Heron Loreto (Belo Horizonte)

Local: Casa Julio Dário/Sesi

Horário: das 20h às 22h

Para mais informações, o telefone de contato é (34) 9134-5678.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *