Logo Jornal Interação

 Primeiro animais que chegaram são os que participam do torneiro leiteiro 

O Parque de Exposições Agenor Lemos já está recebendo os animais que vão participar do Torneiro Leiteiro 2012, que acontece desde o dia 2 na 38º Exposição Agropecuária de Araxá, organizada pela Associação dos Ruralistas do Alto Paranaíba (Arap). São cerca de 30 vacas que até segunda feira (02) ocuparam o espaço destinado a elas para a competição, que pode bater recordes nesse ano.

Segundo o coordenador técnico da Arap, Fábio Alves Rios, a ExpoAraxá está recebendo animais de todo o Brasil, como por exemplo de Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e até de Pernambuco. “O torneio leiteiro começa na segunda feira, às 14h e a expectativa é muito grande. São animais de alta produção, vindos de diversas partes do Brasil. Nesse ano devemos ter recorde de participação no Torneio Leiteiro da ExpoAraxá”, ressaltou.

O dono da vaca com o melhor desempenho nessa competição pode levar o prêmio de um carro zero. Fábio conta que esse presente será dado a quem se aproximar ou ultrapassar o recorde da categoria onde ele está enquadrado. “O recorde mundial da raça é de uma vaca meio sangue que deu 82 quilos de leite. Agora, temos outros recordes nas categorias próprias. Vamos ter oito categorias aqui dentro. O torneio começou dia dois, ás 14h, e termina dia cinco, às 14h. Vamos ter nesse período dez ordenhas. A ordenha de maior produção vai ser descartada. Vão ficar nove e elas que determinam o recorde”, explicou.

Os animais recebem tratamento vip com ventiladores, banhos regulares, camas confortáveis e profissionais atentos para o bem estar dos bichos. Um veterinário cuida de todos os detalhes e organiza a alimentação balanceada das vacas competidoras. Vitor Meireles é o responsável pela coordenação do hotel dos animais.

Ele afirma que tudo isso garante um melhor desempenho do animal na produção do leite. “Temos que tentar explorar o potencial máximo dos animais. Temos que dar condições físicas para que eles possam suportar a quantidade de alimentos que vão ingerir e produzir o máximo do potencial dele. Temos que olhar a qualidade de tudo que vamos dar a eles. Além disso, temos que cuidar do estresse e do conforto dessa vaca aqui dentro, porque tudo influencia na produção”.

Exposição de Girolando e Gir Leiteiro 

O girolandoé uma raça de bovinos resultante de cruzamento em proporções variadas entre bovinos europeus da raça Friesland-Holstein (também conhecida como holandesa) e bovinos de da raça zebuína Gir tendo o holandês como uma raça notável para produção de leite e o Gir com muita rusticidade e longevidade, ambas com notável aptidão para a produção de leite

As expectativas são grandes com essas duas competições, ainda segundo o coordenador técnico da associação, para a mostra do Girolando são esperadas mais de 700 cabeças. Se isso se confirmar, a ExpoAraxá passa a ser a maior exposição do Brasil da raça. A entrada oficial deles é nos dias oito e nove de abril “Temos inscritos mais de 700 animais e isso já é um recorde nacional de participação da raça. Nunca houve uma exposição com esse volume de Girolando. É o reconhecimento do trabalho de tantos anos da Arap”.

Para o Gir Leiteiro, na segunda fase, são aguardados em torno de 200 animais. Esse é o primeiro ano que esse tipo de exposição é feita em Araxá. “Pela primeira vez vamos homologar na nossa cidade. Estamos iniciando esse trabalho e esperamos colher bons frutos”. Para receber os animais algumas melhoras dentro do parque foram feitas, como a construção de barracões fixos no lugar dos alternativos que eram montados anualmente.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *