Logo Jornal Interação

 Em assembleia geral ordinária, em 2 de dezembro, para a eleição da diretoria plena e do conselho fiscal da Federaminas, as associações comerciais que integram o Sistema aclamaram os integrantes da chapa “Evolução para Resultados” para comandar a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais no período de 2014 a 2016.

A presidência será assumida pelo empresário e administrador de empresas araxaense Emílio César Ribeiro Parolini, que ocupa a vice-presidência financeira da entidade estadual desde 2008 e já presidiu a federada de Araxá. A composição de sua chapa correspondeu ao propósito de continuidade do trabalho do grupo que, desde 2008, sob a liderança do presidente Wander Luis Silva, assumiu o comando e transformou a Federação em uma entidade efetivamente representativa das mais de 400 associações comerciais de municípios localizados em todas as regiões do Estado.

“É uma emoção muito grande. Estamos no movimento já há 17 anos e sabemos da importância de estar aqui. Tudo é fruto de uma conquista, através de trabalho e dedicação. Atualmente sou o vice-presidente, um apoiador, um braço direito. Hoje é um momento de orgulho, um momento de festa, que abre a oportunidade de novos desafios para dar continuidade a um trabalho dentro de nossos ideais. É uma coisa que estou fazendo por amor, uma coisa de que eu gosto”, declarou Emílio, que vai assumir a vaga a partir do dia 1º de abril de 2014.

Continuidade – O presidente Wander Luis avalia que a formação de uma chapa consensual demonstra que a Federaminas encontra-se unida e fortalecida. “Mas a entidade tem ainda muito a caminhar, tornando mais forte suas ações e o movimento associativo”, diz ele. Na opinião dele, o papel desempenhado por Emílio Parolini na vice-presidência financeira durante a sua gestão credencia o empresário araxaense para essa continuidade “com gás novo”.

BOX

Araxaense, Emílio Parolini, 46 anos, é de uma família de empresários  que, há mais de cem anos,  literalmente “põe a mão na massa” por Araxá, com suas tradicionais empresas no setor de  panificação. Iniciou a sua atuação no associativismo, por meio do Conselho de Jovens Lideranças Empresariais, do qual foi presidente. Coordenou o Projeto Empreender em Araxá. Na Acia, desempenhou várias funções na diretoria: secretário, tesoureiro, vice-presidente e presidente. Foi em sua gestão que foi criada a Fundação Cultural Acia, que possui ampla atuação na promoção da cultura do município. No setor de microcrédito, ocupou a presidência do Banco do Povo por dois mandatos.

É membro da diretoria da Associação Brasileira das Indústrias de Panificação, além de ser diretor da Associação Mineira de Panificadores. É vice-presidente da Federaminas.

Possui especialização como agente de desenvolvimento em cooperativismo, por meio do curso OPERA, promovido pelo SEBRAE–MG. Graduou-se em Administração de Empresas pela Universidade Fumec, em Belo Horizonte. Antes de assumir os negócios da família, trabalhou na KPMG – empresa de auditoria – e também na Construtel/Batik.

Emílio é casado com Mariela, e o casal tem dois filhos, Bernado e Anabelle.

Box 2

Federaminas – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais

A Federaminas foi fruto da iniciativa de um grupo de empresários, presidentes de seis Associações Comerciais – Araguari, Belo Horizonte, Ituiutaba, Montes Claros, Uberlândia, e Uberaba – que, em 1954, entenderam a necessidade de existir uma entidade que aglutinasse todo o setor, com o objetivo de unir e fortalecer política e economicamente o empresariado de Minas Gerais. O sistema Federaminas é composto de 400 Associações Empresariais em municípios que correspondem a mais de 82% da população do Estado e a 97% do PIB mineiro; aproximadamente 180 mil empresários vinculados a todos os segmentos da economia.

 

Plano de ação – O presidente eleito, Emílio Parolini, definiu 15 pontos principais para a sua política de trabalho, a saber:

1 – elaborar o planejamento estratégico, com base em plano diretor a ser roteirizado com a contribuição das ACEs;

2 – realizar reuniões regionais para a elaboração desse planejamento e aprovação do plano diretor da Federaminas para os próximos três anos;

3 – discutir um plano diretor que contemple ações estratégicas;

4 – oferecer cursos e palestras para melhoria da gestão das ACEs;

5 – transformar a Federaminas numa grande formadora de opinião;

6- elaborar estratégias para criação de novas ACEs;

7 – estreitar os laços com as federadas;

8 – incentivar a criação de conselhos de jovens empresários;

9 – elaborar estratégias de TI destinadas às federadas;

10 – apoiar as câmaras da mulher empreendedora;

11 – fortalecer o Projeto Empreender;

12 – integrar a gestão da Federaminas com a das associações empresariais;

13 – oferecer novos produtos e serviços para as ACEs;

14 –ampliar a política de implantação e desenvolvimento do PACE – Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual;

15 – manter e incrementar os programas de internacionalização de micro e pequenas empresas mineiras.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *