Logo Jornal Interação

Projeto custou cerca de R$ 30 milhões e vai beneficiar mais de 2.000 pessoas na cidade

A Prefeitura Municipal de Araxá, juntamente com a Caixa Econômica Federal, entregou, na manhã do último dia 22, mais um lote de casas financiadas pelo programa “Minha casa, Minha vida”. Desta vez, foram repassadas mais 500 unidades, no bairro Pão de Açúcar II. Na solenidade, estiveram presentes o prefeito de Araxá, Jeová Moreira da Costa, o superintendente regional da Caixa, Claiton Rosa Carneiro, vereadores e várias outras autoridades.

As novas casas foram construídas em um terreno de 240 metros quadrados e vieram com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Cada unidade ainda foi provida de um sistema de aquecimento solar, que vai gerar economia de 30% na conta de energia das famílias do novo bairro. Segundo Claiton, nesta nova fase do projeto, o Governo Federal injetou cerca de 30 milhões de reais e outras 2.000 pessoas serão beneficiadas.

O engenheiro responsável pela construção, Reges Castroviejo, explica que toda a estrutura foi projetada de modo tal que futuramente as casas possam ser ampliadas pelos proprietários. “É uma unidade de moradia básica, um start inicial para estas famílias. No futuro, se for de vontade, elas podem ampliar sem nenhum problema.”, destacou. As moradias foram entregues com toda a estrutura de água, esgoto e energia elétrica prontos.

A Prefeitura de Araxá, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Humano, intermediou todo o processo de seleção das famílias contempladas. Foram priorizadas as que apresentaram renda inferior a R$ 1.600,00, conforme mandam as diretrizes do programa. Com isso, os beneficiados vão pagar prestações que variam entre 25 e 80 reais por mês, subsidiadas em um período de 10 anos, quando a casa é totalmente quitada. “Os beneficiados vão pagar no máximo 3 mil reais, em uma casa que custa quase 60 mil. Então, é um subsídio fantástico para essas famílias”, destacou Claiton.

Jeová, falou da missão do administrador público no sentido de prover subsídios para uma vida digna aos habitantes da cidade. “A gente se sente recompensado, pois temos a obrigação de trabalhar por Araxá, para que as pessoas possam viver com dignidade. Nós estamos realizando o nosso sonho e realizando o sonho de 500 famílias araxaenses”, finaliza.

A secretária Gláucia de Fátima Moreira, mãe de duas filhas, foi a primeira contemplada a receber, oficialmente, pelas mãos do prefeito Jeová, a chave da nova casa. Ela fala do sentimento de agora ter sua casa própria. “É muita alegria, muita satisfação, é um sonho realizado”, diz.

Flávia Lúcia Severino é doméstica, mãe de três filhos, um deles, portador de necessidades especiais. Para ela, é o resultado do trabalho de uma vida. “Eu lutei a vida inteira para ter minha casa, agora, com a ajuda do dr. Jeová eu consegui. A ele eu tenho que agradecer”, disse.

A Prefeitura já licitou a construção de uma escola e uma unidade de saúde no novo bairro, e a empresa responsável pela construção das casas doou, aos moradores, uma creche com toda a infraestrutura necessária para comportar as crianças. O cadastramento já pode ser feito na Secretaria Municipal de Educação.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *