Logo Jornal Interação

O governo do Estado acaba de repassar, para 57 municípios de Minas Gerais, 79 caminhões e máquinas de grande porte para serviços viários. Na tarde de segunda-feira, 26, foram assinados os convênios entre as prefeituras e a Administração Estadual para garantir as subvenções. O repasse aconteceu em Araxá, em uma megaestrutura montada em frente ao estádio Fausto Alvim.

A solenidade contou com a presença do vice-governador, Alberto Pinto Coelho, do deputado Bosco, de prefeitos das cidades contempladas e de várias outras autoridades.

O repasse faz parte do programa Pró-Municípios, uma iniciativa do governo de Minas, que visa a amenizar os impactos causados pela redução do Fundo de Participação Municipal, repassado pela União aos municípios. Ele contempla cidades de médio porte com até cem mil habitantes. Até agora, já foram assinados 540 convênios, que beneficiaram 498 municípios. A meta é atingir todos os 853 municípios de Minas Gerais.

Esse projeto vai custar 2,1 bilhões de reais. Ele contempla, ainda investimentos na área de saúde e educação. O grande diferencial é que o Pró-Município dá o direito de escolher onde os recursos serão investidos, ao contrário do que acontece com as verbas vindas da União, que já vêm previamente direcionadas. “Muitas vezes, o município recebe verba para onde não existe gargalo, e os setores que realmente precisam ficam deficitários. Esse programa vem para nos ajudar a sanar essa situação”, destacou o prefeito de Araxá, Jeová Moreira da Costa.

Araxá foi contemplada com três caminhões basculantes, um caminhão para coleta de lixo, uma moto niveladora e uma retroescavadeira. Os investimentos somam aproximadamente 1,2 milhão de reais. Parte do maquinário vai ser direcionada para a Secretaria de Desenvolvimento Rural, para manutenção das estradas vicinais.O restante, vai para os setores de obras e limpeza urbana.

O prefeito da cidade de Boa Esperança, Antonio Carlos Vilela, destacou a importância desta ação, principalmente porque deixa a cargo do município escolher o direcionamento dos recursos aplicados. “Foi uma excelente decisão do governador Anastasia, pois vem dando recursos para cada município, sem discriminação de partido”, disse.

Jeová falou das parcerias quem têm sido firmadas com o governo do Estado. “O governo do Estado de Minas olha para os municípios e vê o que nós estamos precisando para nos ajudar a governar”, completou.

O vice-governador ressaltou o trabalho do governo do Estado em auxiliar os municípios mineiros com o Pró-Município.  “O norte deste governo é a questão do desenvolvimento municipalista, portanto, é uma política que vai ao encontro da necessidade das prefeituras, que estão vivendo uma crise mais aguda em função da retirada de recursos do FPM. Portanto, o governo do Estado, de maneira decidida, está investindo nos municípios mineiros”, finalizou.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *