Logo Jornal Interação

Grupo privado manterá o local pelos próximos 20 anos

Foi assinado na manhã desta quinta-feira, 21, entre a Prefeitura Municipal de Araxá e Fundação Rio Branco, o termo de concessão de uso e transferência efetiva de posse do Complexo Esportivo Nadir Barcelos, popularmente conhecido como Buracanã.

O termo concede direitos de uso do espaço para a Fundação pelos próximos 20 anos, nesse período ela será responsável pela reforma, manutenção e realização de projetos internos ao espaço. O Presidente do Grupo Rio Branco, Fábio Rios, disse que os valores dos investimentos ainda não foram levantados, mas afirmou que as reformas começarão até o início do ano que vem.

As obras vão contemplar a restauração de toda a área física do espaço, inclusive as quadras poliesportivas. Segundo Fábio todos os custos serão viabilizados pelo próprio Grupo, mas não descarta a parceria com outras empresas e segmentos da sociedade. “Eventuais parceiros que puderem e tiverem a disponibilidade de entrar conosco, serão muito bem vindos”, disse Fábio.

A lei que regulamenta a cessão de posse foi aprovada em setembro pela Câmara dos Vereadores, de lá pra cá os técnicos da Prefeitura e da Fundação se empenharam na elaboração dos termos do contrato. Um dos artigos contempla a inserção da empresa nos moldes da Lei de Renúncia Fiscal, que prevê abatimento nos impostos pagos pela organização como contrapartida pública na parceria. São contempladas pela legislação empresas que desenvolvam projetos na área cultural esportiva e social.

O Bairro Fertiza será o mais beneficiado pela parceria. O último censo do IBGE, elaborado em 2010, apontou que o bairro possui uma concentração humana de mais de 2.300 pessoas, desse total, 23,3 por cento são crianças com idades entre 0 e 14 anos. Embora os índices de criminalidade no local tenham sido controlados pelas ações da PM, parte da estrutura do Buracanã foi depredada por vândalos, o que exigiu ações do poder público para conter a onda de ataques ao patrimônio e uma delas foi a transferência da posse para uma instituição privada.

O prefeito Municipal Dr. Jeová Moreira da Costa, destacou a importância de Parcerias Publico-Privadas para a preservação de bens de uso coletivo da população. “Nós estamos construindo pontes onde existe a diferença. Este é um espaço que estava difícil de ser administrado pelo poder público e quando nós vimos um empresário apresentando um projeto que busca equilíbrio social, nós não tivemos dúvida de ter o desprendimento de buscar essa parceria”, destacou o Dr. Jeová.

A Fundação Rio Branco é hoje, uma entidade filantrópica mantida pelo Grupo Rio Branco que atende cerca de 650 crianças carentes em Araxá. Com a inauguração do novo centro, a expectativa é de que esse número suba para pelo menos 1500.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *