Logo Jornal Interação

Promovido pela TdB, o Sorriso do Bem foi realizado em São Paulo e reuniu 400 profissionais do Brasil, da América Latina e de Portugal

A dentista voluntária Drª Gisley Monteiro Frota representou a cidade de Araxá na 8ª edição TdB – Turma do Bem. Ela é coordenadora regional do projeto e participou pela 3ª vez do evento.

A TdB – Turma do Bem é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), fundada no Brasil em 2002, que tem como missão mudar a percepção da sociedade sobre a questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade.

O principal projeto da TdB é o Dentista do Bem, que conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem a crianças e adolescentes de baixa renda, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito até completarem 18 anos.

Os pacientes são selecionados por grau de necessidade, através de uma triagem feita em escolas da rede pública ou organizações sociais, entre crianças e jovens de 11 a 17 anos. A seleção é feita através da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças com problemas bucais mais graves, mais pobres e mais velhas (mais próximas do primeiro emprego).

O tratamento, feito no consultório do próprio dentista voluntário, é de caráter curativo, preventivo e educativo.Atualmente, o projeto Dentista do Bem possui cerca de 15 mil dentistas voluntários, sendo a maior rede de voluntariado especializado do mundo. Está presente em mais de 1300 municípios do Brasil, 10 países da América Latina e Portugal. Mais de 410 mil crianças e adolescentes já foram triados pelo projeto e mais de 41 mil foram encaminhados para o dentista.

Durante o ano de 2013, o coordenador contou com a colaboração dos dentistas do bem: Gilson Linhares Frota da Mota, Cristiano de Souza Batista Leite, Luciene Maria Lima Dornelas, Rafael Queiroz Filho, Ana Theresa Leite Scussel , Dayane G. do Nascimento, Fabiano Carlos de Oliveira

Para que o projeto Dentista do Bem cresça e alcance mais jovens, é importante ampliar a rede. Se você é dentista e quer atender pacientes do projeto, entre em contato com o coordenador de sua cidade.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *