Logo Jornal Interação

Na última segunda-feira, 4, a União de Escoteiros do Brasil (UEB) completou 89 anos. Fundada em 4 de novembro de 1924, a UEB é uma sociedade civil de âmbito nacional, de direito privado e sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente e filantrópico, reconhecida de utilidade pública, que congrega os grupos de escoteiros no Brasil. Hoje existem mais de 70.000 escoteiros filiados à UEB, que por sua vez é filiada à Organização Mundial do Movimento Escoteiro, e está organizada em trêsníveis:

– O nacional, com autoridade em todo o Território brasileiro;

– O regional, denominado Região Escoteira, podendo abranger uma ou mais unidades da federação, ou parte delas, com autoridade sobre a área que lhe for fixada – normalmente compreende os Estados da Federação;

– O local, constituído pelos grupos escoteiros e seções escoteiras autônomas, que são as organizações locais para a prática do escotismo.

Escotismo: fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907. Sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que priorizea honra, baseado na promessa e na lei escoteira, e,mediante a prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, torne-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

A União dos Escoteiros do Brasil é o resultado do sonho de pessoas idealistas, dotadas de verdadeiro espírito escoteiro, que entendendo a necessidade de trabalho conjunto na promoção e coordenação do movimento escoteiro em nosso País, e atendendo ao pedido do próprio fundador Robert Baden-Powell, dirigiram seus esforços no sentido de promover a Unidade do Escotismo Brasileiro.

Essa história continua sendo escrita a cada dia, a cada atividade realizada em mais demil grupos de escoteiros filiados que há em todos os cantos do Brasil. A força da União dos Escoteiros do Brasil está na sinceridade de propósito daqueles que seguem a proposta e se orientam pela inspiração do fundador.

Em Araxá, o grupo de escoteiro foi fundado por Paulo Venício e já são mais de 13 anos que existe, na nossa cidade, o grupo 114. Paulo ressalta a experiência do escotismo em Araxá: “Um pouco de experiência transmitida pode, em muito, contribuir para as gerações futuras. E Araxá já está colhendo esses frutos – jovens estão atuando cada vez mais com responsabilidade, organização, disciplina e respeito em vários segmentos da cidade e região”.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *