Logo Jornal Interação

A Secretaria Municipal de Saúde prorrogou, até hoje, sexta-feira, dia 8, a permanência da carreta com exames de mamografia em Araxá. A ação faz parte da campanha “Outubro Rosa”, realizada pelo Governo Federal em parceria com estados e municípios para combater o câncer de mama no país.

Segundo assessora da secretaria, Márcia Meire Severo, a prorrogação aconteceu em função da demanda que o consultório móvel tem recebido desde que chegou à cidade. De acordo com Márcia, estão sendo feitas cerca de 60 mamografias por dia, além de outros trabalhos preventivos de saúde da mulher.

A prorrogação só foi possível graças a uma intervenção feita pela Secretária Municipal de Saúde, Edna Castro, junto ao governo do estado. A Secretaria de Estado de Saúde atendeu a solicitação e permitiu que a carreta continuasse atendendo na cidade até o final desta semana.

Além da Mamografia, a equipe da Secretaria de Saúde, em parceria com a Copervest, ainda presta serviços de estética feminina para as pacientes, com cortes de cabelo, manicure e pedicure. Márcia conta que o resultado tem sido positivo e a meta do município será atingida. “Nós estamos focados no objetivo de alcançar o máximo de pessoas possíveis, por isso estamos mobilizando um grande contingente nesse sentido”, disse.

A assessora lembra que mulheres entre 45 e 69 anos, não precisam mais de encaminhamento médico para realizar o exame. “Este intervalo de idade é onde se dá a prevenção, então quem tem entre 45 e 69 anos, não necessita mais do encaminhamento”, esclarece.

Os resultados dos exames feitos no laboratório móvel deverão sair no prazo máximo de 20 dias.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *