Logo Jornal Interação

O Brasileiro Rubens Donizete na categoria Super Elite e  a Argentina  Noelia Margaria na categoria Elite Femina  venceram de ponta a ponta a etapa de Araxá da Copa Internacional de Mountain Bike e marcaram pontos importantes  rumo a Londres em 2012.

A competição aconteceu no último domingo dia 25 de março, no complexo do Barreiro no entorno do Tauá Grande Hotel em Araxá, a disputa foi no formato de Cross Country com a pista medido 6 km, considerada pelos atletas e organizadores uma das melhores pista do mundo devido suas características naturais e grande estrutura para realização do evento;  colocando a cidade de Araxá como forte candidata a sediar uma etapa do campeonato Mundial.  A competição contou pontos para  equipe brasileira que busca uma vaga para  as Olimpíadas de Londres, que ocorrem ainda neste ano.  O numero de atletas participantes superou o ano anterior com mais de 1000 ciclistas divididos em várias categorias vindo de vários estados do pais além dos países da Argentina e Chile.

O Domingo de prova amanheceu esplendoroso em Araxá, com muito sol iluminando a beleza natural da região do barreiro, os primeiros ciclistas começaram o aquecimento ainda  com os primeiros raios solares para largada da Copa Centauro de Amadores que teve inicio precisamente às 8:00h; as 10:00h aconteceu a largada da Copa Internacional de Moutain Bike nas categorias: Júnior, Sub30, Sub35, Sub40 e MIRIM. Às 12:00h foi a vez das categorias Sub45, Sub17, Sub50, PNE, Sub55, Sub60, Over60, Militar da Copa Internacional de Moutain Bike. A cada prova que acontecia o público foi aumentando gradativamente culminando com maior presença para tão esperada largada da categoria SUPER ELITE e Elite Feminina que aconteceu às 14:00 juntamente com a abertura oficial onde foi tocado o Hino Nacional Brasileiro.

A expectativa na categoria Super Elite era muito grande, o sol elevou ainda mais a temperatura da disputa, os ciclistas largaram em um ritmo muito forte para o START LOOP (volta rápida próxima ao local de largada já valendo pela prova) para delírio da torcida que vibrou e incentivou seus atletas. Rubens Donizete (numeral 01) largou na ponta, imprimiu um ritmo forte e já na primeira volta abriu uma distância boa para o segundo colocado.

No final Rubens Donizete completou os mais de 30km de subidas, obstáculos de pedras, troncos e descidas radicais à frente do segundo colocado Frederico Nascimento mais de  11 segundos; uma vitoria de muita técnica e estratégia, fruto da grande preparação em busca de uma vaga para as Olimpiadas de Londres. Para Rubens Donizete a maior dificuldade alem do forte calor que fez em Araxá foi o alto nível técnico dos competidores com participação dos principais atletas do pais além de argentinos e chilenos.

Destaque para o Uberabense Frederico Nascimento Mariano que chegou na segunda colocação na categoria Superelite sendo o grande vencedor da categoria Sub23

Na categoria Elite Feminina a Argentina Noelia Margaria confirmou seu favoritismo conquistando o bi-campeonato no qual foi vencedora no ano passado. Noelia largou na frente e não deu chances para suas adversária vencendo de ponta a ponta com a diferença de 1:35s sobre a segundo colocado a Brasileira Erika Gramiscelli, em terceiro chegou Raiza Goulão Henrique. Noelia elogiou muito a pista que exige muita força e resistência, “ gosto muito da prova de Araxá, além da beleza natural da cidade das pessoas que me recebem com muito carinho” elogiou a argentina.

Noelia voltou para Argentina com duas vitorias, ela conquistou também no dia anterior a prova Sprint Eliminator ( uma prova de velocidade com eliminação por bateria, em uma pista com aproximadamente 600 metros)

Araxaenses na Copa Internacional de Mountain Bike

Araxá hoje tem um bom número de praticantes de Mountain Bike, parte deste fruto, com certeza é a realização pelo nono ano consecutivo desta competição, nem todos participam de competições mas tem os que vem treinando firme e cada ano conquistando seus espaço.

Destaque para Larissa Cristina Paiva, que chegou na 5ª colocação da Copa Centauro de Amadores catergoria feminina sub 23, ela relata que foi uma prova de explosão, por ter o percurso de apenas 1 volta nesta categoria o ritmo foi muito forte exigindo muito. Larissa participou com o patrocínio da CBMM, Ekip Ciclo,Hidromanina e World Nutrition. Ela pretende participar em breve do Desafio do Sertão e também da próxima etapa da Copa Internacional de Moutain Bike.

A atleta Araxaense Ana Cláudia Borges Martins (CBMM / Ekip Ciclo) também representou nossa cidade muito bem e conquistou a 7ª colocação na categoria feminino Sub 40 em uma das provas mais disputada do Brasil.

Segunda a atleta “ a prova foi muito difícil, o circuito técnico exigiu muita força, concentração e habilidade, fazendo que andasse a prova inteira num ritmo muito forte, além das melhores atletas do país estarem presente o que tornou a prova ainda mais competitiva. Como foi a minha primeira participação na CIMTB etapa Araxá fiquei  muito feliz com o resultado já que minha experiência é mais na maratona , mas graças a ajuda dos atletas araxaensesVeinho e Faustinho que muito me ensinaram sobre o cross country consegui sair bem nesta etapa e agora é treinar forte para as próximas.”

A atleta agradece aos patrocinadores CBMM e Ekip Ciclo pelo apoio e aos atletas Elton Ferreira Nogueira e Fausto Henrique Oliveira Cortes pela ajuda nos treinos.

Na categoria Cadete a com maior número de participantes, 192 quem brilhou foi Fausto Henrique que chegou na 7ª colocação depois de estar um bom período sem participar de treinamentos e competições retornou a 4 meses e teve esta excelente performance. Fausto correu com o patrocínio Hotel Virgilius, Academia Espaço Forma, Grupo Polo e Ciclo Araxá

Naydson Flaviano Oliveira Cortes, 16 anos, foi o destaque de Araxá na Copa Internacional de Mountain Bike na categoria Júnior ocupando a 9ª colocação completando as 4 voltas da prova com  o tempo 1h.24m. A categoria Júnior é o caminho  inicial dos atletas que irão brilhar nas categorias  elite e superelite.  Após a prova, o atleta foi contactado pela Pedal Sport de Poços de Caldas que tem parceria com a KOY  que busca dar apoio a atletas com potencial. Naydson continuara treinando visando as próximas etapas e novas competições.

 

Confira os podiuns dos araxaenses:

Larissa Cristina Paiva (CBMM, Ekip Ciclo, Hidromania, Word Nutrition) –Categoria Feminino Sub 25 – 5° lugar

Elton Ferreira Nogueira (Veinho) – Categoria Sub 35 – 6° lugar

Marco Antonio Pereira (KIM) – Categoria Sub 45 – 6° lugar

Ana Cláudia Borges Martins (CBMM/Ekip Ciclo) – Categoria Feminino sub 40 – 7° lugar

Fausto Henrique Oliveira Cortes – Categoria Cadete – 7° lugar

Vitor Hugo Silva Nogueira  – Categoria Mirim – 7° lugar

Dionatan de Paula Delfino – Categoria Militar – 8° lugar

João Vitor Ferreira Rodrigues (Garagem) – Categoria Expert – 9° lugar

Naydson Flaviano Oliveira Cortes – Categoria Junior – 9° lugar

Dionatan de Paula Delfino – Categoria Militar – 8º lugar

Wilton Freitas Mendes – Categoria Sub 60 – 13º lugar

A próxima etapa  será em São Lourenço, nos dias 5 e 6 de maio.

Sprint Eliminator

Luís Henrique Cocuzzi e Noelia Rodriguez vencem o Sprint Eliminator

Na manhã do último sábado, 24, os atletas Luís Henrique Cocuzzi, do Brasil e Noelia Margarida Rodriguez, da Argentina, venceram  o Sprint Eliminator. Ela que consiste em uma prova de velocidade foi realizada no paradisíaco cenário do Barreiro de Araxá em uma pista de aproximadamente 600 metros.  Esta foi a primeira vez que a prova foi disputada em solo sul-americano que valia, inclusive, pontos para a Copa Internacional de Mountain Bike. O evento teve a transmissão da Rede Integração para mais de cem municípios da região.

A prova de Sprint Eliminator consiste em baterias com quatro atletas alinhados lado a lado em uma disputa de velocidade. Os melhores colocados vão avançando de fase, até a grande final. Além disso, também se realiza a pequena final, para definir do 5º ao 8º colocado. Foi a primeira vez que este tipo de competição foi disputado na América do Sul, atraindo atenção de ciclistas do Mercosul, contabilizando dez estrangeiros.

Além disso, a UCI(União Ciclística Internacional) autorizou pela primeira vez a realização do Eliminator fora de etapas da Copa Mundo.

Na modalidade masculina, o brasileiro Luiz Henrique Cocuzzi faturou a primeira edição do Sprint Eliminator. “O segredo era sair na frente e se manter rápido o tempo todo. A tática para superar a curva era descer da bike, pois se você ficasse na bike, você fazia curvas muito curtas, perdia muita velocidade, mas consegui chegar em primeiro”, contou o atleta de São Paulo.

O pódio ainda foi completado por Dario Gasco, da Argentina, em segundo, com Nicolas Prudencio, do Chile, e Douglas Neto, do Brasil, ficando na terceira e quarta colocações. A modalidade feminina também ocorreu e sagrou a argentina Noelia Rodriguez. Campeã do Cross Country no ano passado, a argentina venceu o Sprint Eliminator. “É muito lugar a prova, a parte mais difícil foi a subida, pois se tivesse algum problema, ficava fora. Fiz o melhor possível e tive uma boa largada. Depois é bem complicado de ultrapassar. Eu venho aqui há muitos anos já e sou fã de Araxá. Muito obrigado!”, disse a argentina.

A chilena Florencia Espineira chegou na segunda colocação, seguida pela equatoriana Alexandra Serrano em terceiro e, a única brasileira na final, Valéria Aparecida da Conceição, na quarta posição.

Números

Os 55000 km² do complexo Tauá Grande Hotel de Araxá receberam 1129 atletas durante o fim de semana da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB). São 1062 homens e 67 mulheres que disputaram 23 categorias. Teve gente de todas as idades! Na categoria Mirim, Gabriel Simão, de apenas 2 anos, competiu para mostrar que não só anda sobre as duas pernas, como também já pedala sobre duas rodas. Na categoria Over-60, Valdemar França, aos 67 anos veio do Distrito Federal para cumprir o trajeto. Mas tem gente que veio de mais longe para correr o percurso de 6 km. O gaúcho Guilherme Wilhelms é o participante brasileiro que mais percorreu quilômetros para chegar ao Circuito das Águas de Araxá. Vindo de Taquaral, no Rio Grande do Sul, Guilherme cruzou 1588 Km para chegar na terra de Dona Beja. Mas os gringos provam que também não têm medo de grandes distâncias. A CIMTB recebeu, nesta etapa, 6 chilenos, 4 argentinos e 1equatoriano.

Vencedores:

Copa Centauro de Amadores

Expert: Gabriel Henrique de Souza – São Gonçalo do Pará-MG – tempo: 01h:04min:07

Cadete: Simão Josimar – São Thomé das Letras – MG – tempo: 01h:03min:32s

Veterano: Anderson Tavares – Cabo Frio – RJ – tempo: 44min:28s

Militar: Geovanny Jesus Pinto – São Gonçalo do Pará – MG – tempo: 46min:12s

Feminino Sub23: Bruna de Moura – Caraguatuba – SP – tempo: 25min:43s

Feminino Sub40: Flávia Martins Machado – Belo Horizonte – tempo: 56min:13s

Feminino Over40: Raquel Gontijo – Belo Horizonte-MG – tempo: 57min23s

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *