Destaque »

Araxá alcança meta em todas as faixas etárias da vacinação contra pólio e sarampo

25 de setembro de 2018 – 11:55 |

De acordo com o balanço apresentado pela Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, a Campanha de Vacinação contra Pólio e Sarampo atingiu êxito em todas as faixas etárias compreendidas entre um ano e …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » +

2º Festival Literário de Araxá – Fliaraxá, tem repercussão nacional

Com apenas dois anos de realização o 2º Festival Literário de Araxá  já conquistou  repercussão nacional com elogios de várias mídias nacionais, menções dignas dos grandes eventos.

A 2ª edição do Fliaraxá aconteceu entre os dias 19 a 22 de setembro, o grande sucesso é fruto de uma organização que não mediu esforços e  Araxá recebeu vários escritores conceituados do Brasil. Foram quatro dias de intensas atividades, palestras com importantes nomes da cultura nacional, oficinas, vendas de livros e saraus realizadas na Fundação Calmon Barreto.

Neste ano, o tema central do Fliaraxá foi “A Viagem na Literatura, que trouxe dentre os grandes nomes, Amyr Klink, conquistador dos mares e aliado dos ventos, capaz de destilar suas aventuras em rica obra literária. Ele, sua esposa e as três filhas proporcionaram uma das mais aguardadas mesas do Fliaraxá, que, nesta segunda edição, consolidou a importância que já tem na cena literária e cultural do Brasil.

Vários outros nomes da literatura passaram pelo evento.Escritores do porte de Adélia Prado,  Ruy Castro, Heloisa Schurmann, Heloisa Seixas, Marcelo Yuka, Laura Muller, Marcia Tiburi, Leila Ferreira, Luiz Ruffato, Humberto Werneck, Mary Del Priore, Paula Pimenta, Roberto Carlos Ramos, Alberto Villas, Cris Guerra, Chico Amaral, Marcel Souto Maior, J. D. Vital, Evandro Affonso Ferreira, Dirceu Ferreira e Airton Ortiz.

Foi marcante nesta edição do evento uma homenagem a Vinicius de Moraes, cujo centenário de nascimento transcorreu no dia 19 de outubro deste ano.

O Fliaraxá recebeu destaque em várias mídias nacionais dentre elas; Correio do Povo de Porto Alegre, O Globo – no Caderno Prosa e Verso, Publishnews, Gazeta do Povo de Curitiba, na Folha de São Paulo e no Estado de São Paulo.

O Jornalista Sandro Moser do Jornal Gazeta do Povo de Curitiba relatou que o festival de Araxá valorizou “prata da casa”, descreveu que o ponto alto do evento foi o encontro dos quatro autores “pratas da casa” de maior renome, curiosamente todos da mesma família: os irmãos Dirceu (humorista), Leila (cronista) e Evandro Affonso Ferreira, um dos finalistas do Prêmio Jabuti 2013, com o romance O Mendigo Que Sabia de Cor os Adágios de Erasmo de Rotterdam (Record), e o sobrinho deles Marcel Sottomayor, que escreveu o best seller As Vidas de Chico Xavier.

O  espaço se estendeu a Academia Araxaense de Letras  que lançou o seu primeiro livro de antologia, no Fliaraxá; uma coletânea de vários trabalhos literários, em prosas e versos, de seus acadêmicos.

O Festival Literário de Araxá foi realizado através do Ministério da Cultura e do Circuito CBMM de Cultura.