Logo Jornal Interação

Na última sexta-feira (27), no Museu Dona Beja, foi realizada a 7ª Primavera dos Museus. Com o  tema “Museus, Memória e Cultura Afro Brasileira”, o evento reuniu cerca de 60 alunos do Colégio Dom Bosco e mais 20 alunos da Escola Estadual Lia Salgado.

“Neste ano abordamos sobre a consciência negra, o legado deixado pelos negros. Queremos dar ênfase do negro em Araxá. Estamos trabalhando esse projeto, pois as crianças de hoje devem conhecer essa história. Pra isso, trouxemos escolas particulares e estaduais, para que as duas possam fazer uma interação”, comentou a diretora dos museus de Araxá, Nadja Feres.

Os estudantes participaram de um Contação de Historia sobre a história dos negros e assistiram uma apresentação de capoeira. Eles também participaram de um Sarau Literário sobre a Lenda da Árvore dos Enforcados.

“Esse ano os museus vão contar a memória da cultura afro brasileira. Os alunos querem saber mais por que existiu a escravidão, a luta que tivemos e principalmente sobre o preconceito”, comentou o professor e especialista para igualdade Hetero Racial.

“Eu to achando o projeto muito lindo, gostei muito. Nunca tinha vindo no museu, sempre quis vim conhecer a cultura da nossa cidade. O evento está maravilhoso”, disse o estudante Igor.

Primavera dos Museus

A Primavera dos Museus, que acontece anualmente desde 2007, é o resultado de uma ação conjunta entre as instituições museológicas de todo o país e o Ibram. O Instituto lança um tema e convida os museus brasileiros a desenvolverem programações especiais para serem realizadas no início da Primavera. Os museus que participam da ação têm conseguido alcançar importantes resultados, como o aumento da visitação, maior envolvimento da comunidade, fortalecimento da imagem do museu e o aumento de sua visibilidade.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *