Logo Jornal Interação

Grupo apresentará espetáculo infantojuvenil nos dias 6 e 7 de setembro com entrada franca

Araxá, receberá o Grupo EMCANTAR nos dias 6 e 7 de setembro para duas apresentações gratuitas do espetáculo Escutatória, juntamente ao lançamento do DVD Escutatória, gravado durante turnê de 2012. Apresentações serão às 20h, no Teatro Municipal.

Mariane de Ávila, artista e produtora executiva do EMCANTAR, explica que o DVD é resultado do espetáculo musical infantojuvenil lançado em 2012, em Minas Gerais e São Paulo, que atingiu 10 mil espectadores diretos em 8 cidades. “O DVD é uma oportunidade de ter em casa uma produção artística do interior de Minas, com riqueza de imagens e muita alegria expressa nos artistas e no público. Adultos e crianças se encantam com o Escutatória”, expõe Ávila.

Circulação Escutatória é um projeto apresentado pelo Governo de Minas e Instituto Algar, contemplando também cidades como Franca, Ribeirão Preto, Uberlândia, Uberaba, Goiânia, Juiz de Fora, Belo Horizonte e Divinópolis. Detalhes podem ser encontrados em www.emcantar.org

Espetáculo

O espetáculo Escutatória é baseado no conto Vagamento Pensalume, de Marco Aurélio Querubim, lançado em conjunto com o álbum. No palco, os artistas cantam e interpretam personagens de um mundo lúdico que remete ao tempo da infância e a falas e costumes da tradição popular mineira. O Cirandeiro, personagem misterioso e excêntrico, perpassa todo o espetáculo conduzindo uma janela cheia de bugigangas, enfeites, brinquedos e instrumentos feitos de garrafas PET, latas de extrato, garrafas de vidro, guizos, etc. Inspirado no ditado popular de quem conta um conto aumenta um ponto, o espetáculo é um convite a desenrolar novelos de histórias por meio do canto, da poesia, da palavra e da alegria.

“O ato de contar histórias é o mote e elemento integrador de toda a apresentação, em que textos, objetos de cena e canções ganham vida, se misturam, fazendo valer a máxima de que ‘quem conta um conto aumenta um ponto’, diz Querubim diretor e fundador do grupo.

Após assistir a gravação do espetáculo, Pedro Bandeira, um dos maiores escritores de literatura infantojuvenil definiu o trabalho como “Escutatória é o que há de novo, de sensível, de original, prenhe de esperança que só a arte pode transmitir e que cada brasileiro precisa ver. Escutatória não se descreve, não se reconta, não se reproduz. É preciso presenciar, é preciso viver essa experiência visionária”.

Serviço

Espetáculo “Escutatória”

6 e 7 de setembro

Horário: 20h

Teatro Municipal de Araxá

Espetáculo gratuito

Classificação livre

Retirada de ingresso no dia do evento com 1 hora de antecedência

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *