Logo Jornal Interação

O Fórum Comunitário da Câmara Municipal desta segunda-feira (19) promoveu a abertura da 14ª Semana da Pessoa com Deficiência de Araxá – “Desafiando os Limites, Desafiando as Diferenças”. O evento foi realizado no plenário da Casa da Cidadania, que ficou lotado e destacou o papel das entidades, FADA, APAE e CELB na inclusão social, escolar e trabalho com as pessoas portadoras de deficiência, além de despertar a reflexão para que os direitos desse público sejam respeitados e igualitários.

O encontro foi marcado por apresentações em Libras dos alunos do projeto Sentinelas da Inclusão (FADA), da peça “O Bem Te Vi e a Praça” (CELB) e música interpretada pelo aluno Huberto Borges de Resende Júnior (CELB).

Em seguida, as entidades apresentaram requerimentos aos vereadores reivindicando elaboração de legislação específica para que os portadores de deficiência tenham seus direitos, deveres e obrigações garantidos.

Durante uso da palavra, o presidente Miguel Júnior agradeceu a presença de todos que acompanharam a abertura destacando a importância de o evento se dedicar à conscientização, valorização e despertar do papel do ser humano e da diversidade, dos direitos, deveres e obrigações, ainda que tenhamos ainda uma sociedade que desrespeita esse público de forma ignorante, maldosa, inconsciente e inconseqüente.

“E estamos aqui justamente para refletir essas mazelas, as dificuldades, os preconceitos, os avanços, as conquistas, o retrocessos sobre os irmãos portadores de necessidades especiais, além dos familiares que fazem parte do contexto e do relacionamento extremamente importante para analisar o nosso papel, que vem por parcela de ações e atuações para melhorar a vida das pessoas. É com muita alegria que recebemos este ato público”, relatou.

Representando os vereadores, o vice-presidente Sargento Amilton destacou em seu pronunciamento que a sociedade precisa da promoção da cidadania de maneira mais informada, educada e ativa para que tantas metas que estão por vir sejam efetivamente alcançadas.

“Precisamos lutar para que a inclusão seja uma realidade brasileira e principalmente araxaense. Alcançar esse objetivo depende, em grande parte, da formação e capacitação de nós, seres humanos. Se olharmos todo o ciclo, presenciamos que desde o nascimento existe uma omissão em relação aos fatos, enfim, é um processo que caminha com dificuldade, mas nunca sem solução. Aqui estamos para sermos parceiros e buscarmos enfrentar as dificuldades dentro da esfera que nos é permitida”, destacou.

PROGRAMAÇÃO

Hoje, sexta-feira (23), a semana promove o seminário com o tema “Os direitos das pessoas com deficiência”, a partir das 14h, na APAE. Mais tarde, vai ter a missa em Ação de Graças na Igreja Sagrada Família, às 19h.

O dia 27 será dedicado para o evento “Dia da Beleza” nas entidades assistenciais da FADA, da APAE e do CELB, das 8h às 11h.

No dia 28 acontecem as oficinas de tecnologias assistivas para pessoas com deficiência intelectual, Braille e Libras, no Centro de Araxá, das 13h às 17h.

Dois dias depois começa os Campeonatos Paraolímpicos nas seguintes modalidades: Basquete em Cadeiras de Rodas (no Colégio Dom Bosco), GoalBall (no Delfim Moreira) e Atletismo (na Apae), sempre das 8h às 18h, de 30 de agosto a 1° de setembro.

Ainda está prevista a realização do Baile Amigos da Fada no Girassol Clube de Campo, às 21h de sábado (31).

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *