Logo Jornal Interação

Evento acontece até o domingo e contará com apresentações de dança, oficinas, mesa temática e fórum

O Sesc Araxá está promovendo a 13ª edição do Festival Dançaraxá, realizado em conjunto com a Escola de Dança Elaine & Cia. Nesta edição, cerca de 47 coreografias serão apresentadas por 27 cidades de quatro estados brasileiros (MG, SP, GO, ES), além do DF. A programação do Festival contará ainda com oficinas gratuitas nas modalidades ballet clássico intermediário, ballet clássico avançado, danças urbanas, jazz e contemporâneo.

A abertura oficial do evento, realizada no Centro Cultural do Sesc Araxá, contou com apresentação da Sesc Cia. de Dança, que encenou duas coreografias: uma de dança contemporânea, criada especialmente pelo coreógrafo Henrique Rodovalho; e parte da suíte do La Bayadère, um ballet de repertório clássico com coreografia de Marius Petipa.

A programação do Festival conta também com apresentações de dança fora da competição. Hoje, sexta-feira, dia 16, o Grupo Brainstorm, com direção de Octávio Nassur (PR), apresenta o espetáculo Arte Gera Arte; amanhã, sábado, (17), a Cia. de Dança Sesi Minas se apresenta, sob direção de Cristina Helena; e no domingo (18), último dia do evento, a Cia. Mário Nascimento apresenta o espetáculo Território Nu. Todas as apresentações acontecem a partir das 19h, no Centro Cultural do Sesc Araxá.

Aproximadamente 1.500 bailarinos estão participando da competição deste ano, divididos em cinco categorias, sendo elas: Junior, Juvenil I, Juvenil II, Adulto e Avançado, e disputando o prêmio máximo de R$ 4 mil reais. As apresentações são divididas nas modalidades: Ballet Clássico, Clássico de Repertório, Neoclássico, Jazz, Estilo Livre, Moderno e Contemporâneo. Os bailarinos serão avaliados por jurados de reconhecimento internacional, como Cristina Cará (Jazz/SP); Toshie Kobayashi (Ballet Clássico/SP); Octávio Nassur (Danças Urbanas/PR); Cristina Helena (Ballet Clássico/MG) e Koshro (Dança Contemporânea/Iraniano).

Além da competição, os bailarinos e grupos inscritos previamente poderão participar de oficinas gratuitas de dança no sábado e domingo. As oficinas serão ministradas pelos jurados da competição e por Francisco Ribeiro, de SP. Haverá, também, uma Mesa Temática, em que acontecerão feedbacks com coordenadores de grupos, mediada por Toshie Kobayashi e por Cristina Helena; e o Fórum “A Dança no mundo atual”, ministrado por Octávio Nassur. As atividades acontecerão no Salão Dona Beja e no Centro Cultural do Sesc Araxá.

O Dançaraxá tem o Patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração – CBMM e a Bem Brasil e da Lei de Incentivo à Cultura. A entrada será mediante a doação de 1 litro de óleo. Os donativos arrecadados serão encaminhados ao Programa Mesa Brasil Sesc Minas Gerais. A programação completa você confere no site: http://www.dancaraxa.art.br/.

SOBRE O DANÇARAXÁ

O evento é reconhecido na cidade e região como o maior Festival Competitivo de Dança do estado e que mantém uma estatística de crescimento a cada ano. Em 2012, o evento contou com 1.400 participantes, de 23 cidades de Minas Gerais e outros estados.

O objetivo do evento é promover um intercâmbio entre os grupos participantes, propiciar o treinamento e a capacitação de bailarinos contribuindo para aperfeiçoamento do conhecimento técnico e profissionalização, bem como a reflexão constante da atividade por meio de oficinas gratuitas, fóruns e mesas temáticas. Além disso, o projeto divulga e promove a diversidade cultural da arte da dança, contemplando a variedade de modalidades, como ballet clássico, ballet clássico de repertório, jazz, moderno, sapateado, danças urbanas, estilo livre e contemporâneo.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *