Destaque »

Comandante da Capitania Fluvial de Minas Gerais visita Araxá

20 de fevereiro de 2020 – 19:24 |

A Capitania Fluvial de Minas Gerais, com sede em Belo Horizonte desde dezembro de 2018, está ampliando sua área de atuação e deve instalar unidades no Triângulo Mineiro e região do Rio Paranaíba. No …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Diversos

Legislativo prestigia registro brasileiro conferido a produtor araxaense do Queijo Minas Artesanal

A Câmara Municipal de Araxá marcou presença na entrega do primeiro registro do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi) conferido à queijaria individual do produtor araxaense Alexandre Honorato, em solenidade promovida na sexta-feira (9).

Este registro possibilita que o Queijo Minas Artesanal deixe de ser vendido apenas no Estado e agora passa ser também comercializado em todo o Brasil, com o queijo produzido em Araxá por Alexandre Honorato, sendo pioneiro nesta conquista.

Representando o Poder Legislativo na solenidade, o vereador Juninho da Farmácia (DEM) cumprimentou todos os presentes e destacou em seu pronunciamento a perseverança do produtor Alexandre Honorato, amigo seu desde a infância, e seus familiares em acreditar, mesmo passando por dificuldades, em seu projeto de investir e ter o seu queijo agora com condições de ser comercializado em todo o Brasil.

“Temos que valorizar muito esse trabalho, principalmente por ser um produto de Araxá que agora vai fazer parte da mesa do brasileiro, um orgulho para todos os araxaenses e sendo consagrado agora neste ato sendo o primeiro produtor do Queijo Minas Artesanal a receber esse registro”, destacou Juninho.

São produzidos em média 150 queijos diariamente e para expandir o mercado, onde já há interesse de municípios dos Estados de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, Alexandre Honorato acredita que a produção deva aumentar para 250 queijos. Ele destacou que a conquista to registro é um orgulho depois de tanta luta.

A vereadora Néia da Uninorte (PDT) também marcou presença juntamente com representantes da Ação da Mulher Trabalhista, entidade presidida por ela, e demais autoridades como o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento (DEM), secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Zé Silva (PDT), presidente da Emater-MG, José Ricardo Roseno, presidente do IMA, Altino Rodrigues Neto, deputado estadual Bosco (PTdoB), políticos da região, representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e demais entidades rurais, imprensa e demais convidados.