Logo Jornal Interação

Dos 43 enxadristas de 14 países que jogaram na sub-12, Vítor foi o melhor brasileiro

O araxaense Vítor Amorim Fróis representou Araxá no XXIV Festival Pan-americano de Xadrez da Juventude 2013, entre os dias 25 de julho a 1º de agosto, na cidade de Poços de Caldas, e trouxe para a cidade um resultado histórico para o xadrez araxaense. O evento foi disputado em 12 categorias e reuniu 321 enxadristas de 18 nações do continente americano.

O atleta araxaense patrocinado pelas CBMM e Associação Atlética do Banco do Brasil obteve um ótimo resultado terminando em 9º lugar na sub-12, sendo o melhor brasileiro em sua categoria.

Vítor vem crescendo a cada ano. Neste Pan, ele demonstrou crescimento em seu nível técnico e melhores resultados. No ano passado, Vítor disputou o Pan-americano no Peru na sub-10 e terminou em 23ª lugar. Já este ano, aqui no Brasil, Vitor obteve uma grande evolução terminando em 9º lugar, com 5,5 pontos em 9,0, sendo o melhor brasileiro em sua categoria. O araxaense também disputou o Pan BLITZ e terminou em 6º lugar, sendo também o melhor brasileiro.

Atualmente Vitor tem em média 2 horas por dia de treinamento, chegando a fazer 200 exercícios de tática e estratégia. Além disso, Vitor tem dois treinadores, os GM (Grande Mestre) Gilberto Milos e CM (Candidato a Mestre) Jose Antônio Nery. As aulas com esses dois treinadores são on-line chegando a ter 3 aulas semanais.

O seu ex-professor Adriano Pena Ribeiro Lemos, da Academia Araxaense de Xadrez, vem acompanhando Vítor e orientando seus pais na participação ideal em torneios contribuindo para seu treinamento. O próximo compromisso de Vítor será a 6ª Etapa do Circuito Minas Gerais de Xadrez Rápido 2013, que acontecerá em São Gotardo.

Campanha de Vitor no Pan 2013:

1ª Rodada

Torres Mendoza Raul (PERU) – x + Vitor (BRA)

2ª Rodada

Vítor (BRA) 1 x 0 Quiroga Jaquez Angel Ivan (MÉXICO)

3ª Rodada

Villca Julian (ARGENTINA) 1 x 0 Vitor (BRA)

4ª Rodada

Vítor 0 x 1 Donoso Diaz Sebastian (CHILE)

5ª Rodada

Varacalli Francisco (ARGENTINA) 0 x 1 Vitor (BRA)

6ª Rodada

Vítor (BRA) 1 x 0 Leto Enzo(ARGENTINA)

7ª Rodada

CM (Candidato a Mestre) Acosta Cubides Jorian Jared (COLOMBIA) 1/5 x 1/5 Vítor (BRA)

8ª Rodada

FM (Mestre FIDE) Quirhuayo Gonzalo (PERU) 1 x 0 Vítor (BRA) OBS: Gonzalo foi o Campeão

9ª Rodada

Vítor (BRA) 1 x 0 Gianluca Jorio Almeida (BRA)

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *