Logo Jornal Interação

Com 44 anos de atuação, o Centro Julio Dário abrigou, no início de sua história, exclusivamente jovens e crianças carentes.

O centro foi fundado em 1970, pela mãe de Julio Dário, Maria de Lourdes Correa Azevedo (Dona Pipita), pelo pai Genaro Azevedo e por Leonilda Montandon, com o intuito de prevenir a marginalização das crianças nos meios mais pobres da cidade. Como Dona Pipita havia perdido o filho em um acidente aéreo, as duas resolveram colocar o nome de Julio Dário para perpetuar a imagem do filho. A partir do momento que começou a funcionar, em 1972, ela passou a se chamar Casa do Menor Julio Dário.

Na época, a casa oferecia refeições diárias, reforço escolar, atividades esportivas, aulas de datilografia e culturais, orientações sobre cidadania, saúde, meio ambiente, qualificação profissional e oficinas, onde os menores aprendiam marcenaria, fabricação de rodos e vassouras. Aos 17 anos, os jovens eram encaminhados para empresas, a fim de aperfeiçoamento profissional e inserção no mercado de trabalho.

Em 2008, com a reformulação do Estatuto da Criança e do Adolescente, a entidade passou a chamar Centro de Formação Profissional Julio Dário, focando na promoção da integração ao mercado de trabalho das pessoas inseridas em uma realidade de exclusão social e digital, realizando atendimento, assessoramento e capacitação.

Atualmente o centro mantém suas atividades com doações de empresas locais e da comunidade, e tem apoio do governo de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e abriga e administra o Centro Vocacional Tecnológico/CVT ARAXÁ, unidade do Projeto Estruturador, denominado “Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado”.

O local possui dois laboratórios de informática, oferecendo cursos de informática básica, informática avançada e cursos profissionalizantes. Em média, a entidade conta com mais de 200 alunos em curso/mês. Eles atendem e orientam alunos das escolas públicas que procuram a entidade para pesquisa.

O centro também possui laboratório de formação em Construção Civil, destinado àcapacitação de mão de obra para atender a enorme demanda do setor. Por intermédio do Núcleo de Apoio ao Empreendedor – NAE, realizam-se cursos, seminários, palestras, atendimento individual e oficinas com vistas a estimular o empreendedorismo no município.

Na sala de videoconferência, são programados, pela SECTES, diversos eventos que estreitam o relacionamento entre comunidade e profissionais de órgãos públicos da região com Instituições Públicas Estaduais, a fim de qualificá-los ou informá-los sobre programas do Estado. São realizadas, ainda reuniões de trabalho que facilitam o intercâmbio de informações.

“Nós somos um terceiro setor. Estamos prestando serviço àcomunidade, sendo uma instituição a mais para melhorar a comunidade em que vivemos. Nós ficamos satisfeitoscom essa contribuição”, comentou o presidente do Centro de Formação Profissional Julio Dario, César Alves Ferreira.

“A vida inteira fui educadora, então, a oportunidade de estar no Julio Dário é, mais uma vez, um grande ganho na minha vida, indiscutivelmente. É mais difícil, mas é tão importante quanto numa escola de ensino regular, você capacitar mãos deobra para a sociedade. Você melhora a sociedade, melhora a estrutura familiar, ajusta a pessoa na sua história de vida e muda o horizonte dela. O benefício que se faz hoje e que se fará mais é indiscutível”, disse a gestora Maria Auxiliadora.

“Eu estou aqui no Julio Dário desde fevereiro deste ano. É como se fosse uma casa para mim. Venho quase todo dia. Aprendemos a ter respeito com o próximo, ter educação e saber a hora de fazer as coisas”, comentou o aluno Tiago Ribeiro, de 13 anos.

“Promovemos uma formação pessoal, que diminui o tempo ocioso dos jovens, transformando em tempo investido no basquetebol, onde resgatamos valores como cidadania, bom comportamento, disciplina, respeito, igualdade, convívio social, preparando o jovem para o mercado de trabalho e para ser um bom cidadão, comentou o educador físico Bruno de Oliveira.

O Centro de Formação Profissional Julio Dário funciona na avenida Amazonas, 200. Informações, pelo telefone (34) 3662-3929.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *