Destaque »

Lídia Jordão faz palestra no 13º Encontro Mulheres com Direito

17 de maio de 2019 – 19:12 |

Lídia Jordão representou Minas Gerais, juntamente com mais nove mulheres da área do Direito, de outros estados do País. Ela foi convidada pela coordenação geral  do Encontro, através da Drª Fabiana Garcia. Para Jordão, …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Cultura

Espetáculos movimentam Campanha de Popularização do Teatro, em Araxá

Durante três dias, foram apresentadas cinco atrações e mais de mil espectadores

O final de semana ficou marcado pela diversidade de estilos. O talento de artistas locais e do estado abriu espaço para belas interpretações, em situações cômicas e profundas irreflexões. Mais de mil pessoas passaram pelo Teatro Municipal, em três dias de apresentações gratuitas.

O público pode conferir pela primeira vez em Araxá, a vinda da ópera “A Serva Patroa”. Sob regência do maestro Daniel Kostás, o elenco conta com a soprano Fabíola Protzner, como Serpina, a serva que quer se tornar patroa. Além dela, participam o premiado cantor lírico Licio Bruno e o ator mineiro Paulo Victor, no papel de Vespone.

O segundo dia, duas peças arrancaram suspiros da platéia. Às quatro da tarde, o uso de entorpecentes foi o tema central do espetáculo “Pra dentro da cabeça”, do grupo Fratelo. A história se passa em um circo, onde o um mágico por não conseguir realizar um número, experimenta alguns tipos de drogas. Na sequência a comédia “10 maneiras de destruir o seu casamento” provocou risos do público. A premiada montagem ensinou ações que jamais devem ser feitas para quem quer manter uma relação sem conflitos.

Já no último dia, dança e drama. Às cinco da tarde foi a vez do Grupo de Danças de Araxá, mostra o trabalho da adaptação de ‘Lisbela e o Prisioneiro’. Num cenário nordestino, cheio de curiosidades, a variedade de ritmos deu o tom da apresentação. Enquanto, o encerramento da noite ficou por conta de ‘ Assim como o vento’. A peça mostrou um drama familiar, os conflitos e os problemas vividos por uma mãe e seus três filhos. A produção da Cangaral, em parceria com os Grupos de Araxá: Corda Esticada, Cia Valentina e Base, foi montada no Projeto Troca a Cena, e realizado em abril.

O grande trunfo da campanha de popularização do teatro é ter se tornado sinônimo de espetáculos a preços populares, programa certo para adultos e crianças. Essa é uma das maiores e mais bem sucedidas ações de democratização do acesso à cultura realizadas na cidade, que já conquistou o público araxaenses e a cada ano se consolida como um dos momentos mais aguardados na vida cultural do mineiro.

Para o coordenador da campanha, Dilson Mayron, os resultados do primeiro final de semana, são positivos. “A campanha esse ano está um grande sucesso, porque o primeiro ano já foi muito bom, e o segundo está melhor ainda. Primeiro pelo Teatro que é central, muito bem montado e dando condições técnicas para os artistas. Até o final do mês teremos uma programação diversificada. Os três primeiros dias foram excepcionais, tivemos casa lotada, e acredito que a gente vai realizar um trabalho maravilhoso” afirma Dilson.