Destaque »

“Grande Arraiá” anima o fim de semana com música, dança, humor e comidas típicas

17 de julho de 2019 – 11:57 |

Evento com entrada gratuita será realizado no pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto
 
Caldos, churrasco, quentão, pastel? Tem.
Quadrilha pra quem for e pra ver? Não falta.
Humor e os …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Cultura

Espetáculos movimentam Campanha de Popularização do Teatro, em Araxá

Durante três dias, foram apresentadas cinco atrações e mais de mil espectadores

O final de semana ficou marcado pela diversidade de estilos. O talento de artistas locais e do estado abriu espaço para belas interpretações, em situações cômicas e profundas irreflexões. Mais de mil pessoas passaram pelo Teatro Municipal, em três dias de apresentações gratuitas.

O público pode conferir pela primeira vez em Araxá, a vinda da ópera “A Serva Patroa”. Sob regência do maestro Daniel Kostás, o elenco conta com a soprano Fabíola Protzner, como Serpina, a serva que quer se tornar patroa. Além dela, participam o premiado cantor lírico Licio Bruno e o ator mineiro Paulo Victor, no papel de Vespone.

O segundo dia, duas peças arrancaram suspiros da platéia. Às quatro da tarde, o uso de entorpecentes foi o tema central do espetáculo “Pra dentro da cabeça”, do grupo Fratelo. A história se passa em um circo, onde o um mágico por não conseguir realizar um número, experimenta alguns tipos de drogas. Na sequência a comédia “10 maneiras de destruir o seu casamento” provocou risos do público. A premiada montagem ensinou ações que jamais devem ser feitas para quem quer manter uma relação sem conflitos.

Já no último dia, dança e drama. Às cinco da tarde foi a vez do Grupo de Danças de Araxá, mostra o trabalho da adaptação de ‘Lisbela e o Prisioneiro’. Num cenário nordestino, cheio de curiosidades, a variedade de ritmos deu o tom da apresentação. Enquanto, o encerramento da noite ficou por conta de ‘ Assim como o vento’. A peça mostrou um drama familiar, os conflitos e os problemas vividos por uma mãe e seus três filhos. A produção da Cangaral, em parceria com os Grupos de Araxá: Corda Esticada, Cia Valentina e Base, foi montada no Projeto Troca a Cena, e realizado em abril.

O grande trunfo da campanha de popularização do teatro é ter se tornado sinônimo de espetáculos a preços populares, programa certo para adultos e crianças. Essa é uma das maiores e mais bem sucedidas ações de democratização do acesso à cultura realizadas na cidade, que já conquistou o público araxaenses e a cada ano se consolida como um dos momentos mais aguardados na vida cultural do mineiro.

Para o coordenador da campanha, Dilson Mayron, os resultados do primeiro final de semana, são positivos. “A campanha esse ano está um grande sucesso, porque o primeiro ano já foi muito bom, e o segundo está melhor ainda. Primeiro pelo Teatro que é central, muito bem montado e dando condições técnicas para os artistas. Até o final do mês teremos uma programação diversificada. Os três primeiros dias foram excepcionais, tivemos casa lotada, e acredito que a gente vai realizar um trabalho maravilhoso” afirma Dilson.