Logo Jornal Interação

O segundo semestre letivo do UNIARAXÁ começou em ritmo de reflexão sobre o fazer pedagógico em reunião do Reitor com todo corpo docente da instituição. Esta primeira reunião antes do início de cada semestre é tradição na instituição, e constitui num momento de troca de informações, apresentações e reflexões.

Durante a reunião, o Reitor, Prof. M.e. Válter Gomes, fez a apresentação do Presidente da Fundação Cultural de Araxá, Sr. Marcio Antônio Farid, e dos novos professores contratados. Foi realizado eleição do representante dos professores no Conselho Universitário e também houve esclarecimentos sobre a elaboração do novo PDI e critérios a serem adotados na evolução da carreira docente, além de apresentação do projeto de construção do Centro Cultural em parceria com o Ministério da Cultura, com o apoio da CBMM.

Em seguida à explanação do Reitor, foi proferida palestra sobre o tema “Os professores frente às novas tecnologias”, pelo Prof. Dr. Cosme Massi, Presidente da Hoper Consultoria. A temática da palestra abordou o papel do professor como orientador da aprendizagem, e não mais como mero expositor, levantando os questionamentos: como fazer o aluno aprender e como melhorar as taxas de aprendizagem? Como centrar o ensino na aprendizagem?

Para o Prof. Cosme, a saída para essas questões e para o fracasso na aprendizagem está no planejamento das aulas, que deve começar pela finalidade, o que o professor pretende que o aluno aprenda ao final da aula, e depois os meios, como bibliografia adotada e atividades. Esclareceu, ainda, que os objetos da aprendizagem devem ser interação e compartilhamento; como criar objetivos de aprendizagem; como promover o “fazer” em sala de aula; como transformar objetivos em ações. Por meio de sua explanação, o Prof. Cosme levantou a proposta de um novo fazer pedagógico, centrado no aprendiz. Em seu ponto de vista, “em aprendizagem, deve-se começar pelo fim, pois, neste caso, os fins justificam os meios!”

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *