Logo Jornal Interação

A visita ocorreu à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais no fim de fevereiro.

O prefeito de Araxá, Jeová Moreira da Costa, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques, e o assessor Jurídico, Jonathan Renaud, apresentaram o projeto da “Cidade Tecnológica do Triângulo Mineiro” à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes) e também ao Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet – MG). A visita a Belo Horizonte foi realizada no fim de fevereiro.

O projeto foi apresentado ao secretário Nárcio Ribeiro, ao diretor do Cefet-MG, Márcio Silva Basílio, e ao vice, Nilton da Silva Maia. A Cidade Tecnológica despertou interesse para a possibilidade de uma parceria, no sentido de desenvolver o ensino e a pesquisa na região.

Segundo Jeová, o projeto fomentará o desenvolvimento de Araxá em diversas áreas. “A instalação de um parque tecnológico contribuirá, de forma significativa, com o desenvolvimento e com o crescimento de diversos setores na cidade, permitindo a autossustentabilidade, tornando-a referência para outras cidades do Estado, além de aperfeiçoar modelos e práticas dentro de empresas, de escolas, de faculdades e de organizações.Universidades locais, regionais, nacionais e internacionais já fazem parte do projeto da cidade tecnológica em Araxá”, acrescentou.

Em audiência pública realizada na Câmara Municipal, na última terça-feira, 6, Jeová confirmou que, entre as parcerias já confirmadas, está a MBAC Fertilizantes, a primeira empresa a se instalar na Cidade Tecnológica.

Acrescentou que já decidiu também que a sede administrativa do Projeto “Cidade Tecnológica do Triângulo Mineiro” será instalada na área desapropriada do Hotel Colombo, pelo Poder Público, avaliada em R$ 3 milhões.

O extinto hotel ainda receberá estudantes e professores estrangeiros, projetos de pesquisa e seminários internacionais. Será palco de cursos de pós-graduação, consultoria e pesquisa do projeto Cidade da Tecnologia e Inovação de Araxá.


Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *