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Formandas do Curso de Pedagogia do Uniaraxá desenvolveram um projeto de “Resgate da Africanidade Brasileira”, ao longo do primeiro semestre de 2013, sob a coordenação da Professora Maria Celeste de Moura Andrade, e, cuja monitoria foi da aluna Thaís Pedrosa Ferreira.

A turma desenvolveu ampla diversidade de conhecimentos multidisciplinares sobre o mundo africano e suas interfaces com o Brasil, habilitando-se, assim, a subsidiar o ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas, como propõe a Lei n. 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica.

As alunas analisaram a necessidade de se privilegiarem as classes de Educação Infantil, com os valores civilizatórios afro-brasileiros e aprofundar essa temática por todo o Ensino Básico. Nesse sentido, fizeram muitas leituras, trabalhando profundamente a história, a arte e a literatura afro-brasileira, a fim de que se capacitassem mais sobre um tema tão atraente e instigante. Houve a participação de convidados, os quais abrilhantaram as discussões, inúmeros filmes assistidos e comentados, diversas oficinas literárias e artísticas.

Os debates giraram em torno de temas como: “Racismo, Preconceito e Desigualdade”; “Organização Educacional nas Comunidades Remanescentes de Quilombos”; “Religiões e Identidades em Processo”; “Afroetnomatemática”; “Autoestima da criança afrodescendente”; “A reserva de cotas na universidade”.

Como resultado do projeto, foi realizada uma exposição de trabalhos, no dia 21 de junho, com a presença de muitos alunos, professores e funcionários do UNIARAXÁ, além das crianças da Escola de Aplicação Lélia Guimarães (atendidas pelas alunas Dora Lúcia dos Reis e Patrícia Tatiane de Oliveira) e diversos segmentos da sociedade araxaense.

Por Editor1

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