Logo Jornal Interação

O evento fez parte da Série Grandes Concertos

Mais um espetáculo da música erudita aconteceu no sábado, dia 15, no Teatro Municipal, às 20 horas. Dando sequência àSérie Grandes Concertos, a Fundação Cultural Calmon Barreto apresentou a UDI CELLO ENSEMBLE. A Orquestra de violoncelos do Triângulo Mineiro é dirigida por KayamiSatomi, professor de violoncelo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Criado em 2009, o Ensemble inclui, em seu repertório, obras nacionais e contemporâneas, contando-se 15 estreias mundiais que, em sua maioria, são obras dedicadas ao grupo. Sua trajetória é marcada por parcerias com diversos músicos, estilos musicais e artistas tais como Júlio Medaglia, Dimitri Cervo, Martha Herr, Michael Vollhardt, Matias de Oliveira Pinto e Corpo de Baile de Niterói.

Por sua distinta formação e repertório exclusivo, o grupo tem sido convidado a se apresentar em importantes festivais e movimentos artísticos no Brasil dos quais destacam-se14ºEncontro de Violoncelos de Porto Alegre, 7ºFestival de Cordas Nathan Schwartzman (Uberlândia), MUDANTE (1º Festival de Música Dança e Teatro de Uberlândia) e nas 17ª e 18ª edições do RICE (Rio InternationalCelloEncounter). Em 2012, o UdiCello somou mais de 35 concertos, apresentando-se em sete Estados brasileiros. Emmarço de 2013, venceu o Concurso “Segunda Musical”, em Belo Horizonte, ficando em 1º lugar.

KAYAMI SATOMI, DIRETOR ARTÍSTICO

Professor efetivo da Universidade Federal de Uberlândia, onde ensina violoncelo, música de câmera, e é diretor artístico e regente da Orquestra Camargo Guarnieri e do UDI Cello Ensemble. Nascido em uma família de músicos, Kayami iniciou seus estudos musicais aos4anos de idade com sua mãe, Alice LumiSatomi.

Cursou Bachareladoem música na UFPB e fez mestrado na Escola Superior de Música deMünster, na Alemanha, onde se formou com nota máxima. No período deestudos na Alemanha, foi bolsista da Fundação YehudiMenuhin. Teve comoprofessores regulares de violoncelo Nelson Campos, Felipe Aquino e Matias de Oliveira Pinto, e em festivais e máster classes com Antonio Meneses, ZygmuntKubala, Alceu Reis, Colin Carr e Matt Haimovitz.

Laureado em diversos concursos, entre eles o 1ºlugar nos concursos Jovens Instrumentistas do Brasil (Piracicaba), Paulo Bosísio (Juiz de Fora), Francisco Mignone (Rio de Janeiro), recebeu também o Prêmio MariucciaIacovino, no 1ºConcurso Nelson Freire. Paralelamente, frequentou muitos festivais e encontros – destacando-se a AccademiaChigiana em Siena/Itália, Kronberg/Alemanha, Manchester/Inglaterra, Amsterdam CelloBiennal, entre outros.Kayami se apresenta em salas da América Latina, Europa e Estados Unidos, e atuou sob a batuta de maestros como Roberto Minczuk, Kurt Masur e CristophEschenbach.

Em julho de 2007, foi solista do Concerto de Elgar, em Berlim, com a Orquestra da Filarmônica da Universidade Humboldt, sob a regência deConstantin Alex. No mesmo ano, solou as variações sobre um tema Rococó,de Tchaikovski, dentro da programação “SolistenForum” em Münster, e com a Orquestra Sinfônica da Paraíba, sob a regência de Marcos Arakaki. Realizou a estreia latino-americana do concertino para violoncelo e orquestra, intitulado “El Luisón Del Yvytyrusu”, de Diego Haase, em Assunção, sob a batuta do próprio compositor, em 2005. No Brasil, atuou como solista com orquestras dosEstadosde São Paulo, Bahia e da Paraíba, com a regência de Ernest Mahle, Aylton Escobar, Luís Carlos Durier e Rodrigo Müller.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *