Logo Jornal Interação

Ação cultural mistura arte digital com percussão e literatura

Os alunos de arte digital, uma das oficinas do TIM ArtEducAção em Araxá, se juntaram às turmas de Viçosa e Ubá, e participaram de um encontro cultural, no dia 13 de junho, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. A percussão da Perifônia, grupo musical dos alunos do TIM ArtEducAção de Viçosa, deu o tom ao cortejo. O motivo da festa foi a visita à exposição de arte digital “Minimundos”, realizada e produzida pelos mais de 500 alunos de ArtEducAção digital de nove escolas de Belo Horizonte.

O grande objetivo da visita foi proporcionar aos alunos da oficina de arte digital das três cidades a experiência de expandir o olhar por meio da observação, do tato e das sensações que a viagem proporcionou. “É gratificante perceber as crianças e os adolescentes expandindo os seus olhares diante de um novo mundo e de novos caminhos criativos que se projetam nas telas dos computadores e nas diversas manifestações artísticas”, ressalta o idealizador e coordenador do Programa TIM ArtEducAção, Marcelo Soares de Andrade.

Além da exposição “Minimundos”, o cortejo cultural do TIM ArtEducAção seguiu viagem e levou os alunos à visitarem o Espaço TIM UFMG do Conhecimento. “Foi um acréscimo de conhecimento, com muitos vídeos interessantes que poderão servir de inspiração para o curta metragem que estamos produzindo”, conta a estudante Deborah Médici, de 16 anos, aluna da oficina de arte digital em Ubá.

A literatura marcou presença com a participação efetiva da atriz e madrinha do Programa TIM ArtEducAção, Vera Holtz. A atriz leu trechos da obra  do escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queiroz, e ressaltou a importância das artes na vida das crianças e adolescentes. “Sempre me emociono com a realidade. Os resultados das oficinas na vida dos adolescentes é muito próximo da minha verdade quanto eu vivia no interior”, diz.

Também estiveram presentes ao encontro, o deputado federal, Rodrigo de Castro,  a gerente de sustentabilidade da TIM, Nádia Reis, os diretores financeiros da ONG Humanizarte, o casal Jorge Feres e Míriam Habib Feres  e toda a equipe do ArtEducação Digital de Belo Horizonte.

Novos Olhares

O contato com diferentes trabalhos que estiveram presentes na exposição foi de extrema importância para os alunos e os arteducadores. Para o arteducador digital da cidade de Ubá, Leonardo Foureaux, a visita serviu de inspiração para os seus alunos. “Foi um momento de inspiração para todos nós. Os alunos ficaram atentos a tudo o que o encontro ofereceu”, conta.

A expectativa para conhecerem a exposição foi imensa entre os alunos da cidade de Araxá. De acordo com a arteducadora, Márcia Ribeiro, a maioria dos adolescentes nunca tinha saído da cidade, e que a viagem foi um momento para trabalharem a expansão do olhar. “A arte digital é um mundo novo para os alunos. Estou justamente trabalhando com eles as várias formas de olharmos o mesmo objeto. A exposição possibilitou isso, mudarmos o olhar por meio da arte”, diz.

Para a aluna Flávia Calazans, de 16 anos, todos os momentos do encontro cultural serão lembrados para o surgimento de novas ideias. “A exposição Minimundos, e as artes expostas no Espaço do Conhecimento ficarão guardadas na memória e serão úteis para todos nós”, ressalta a aluna que também participa da oficina de percussão na cidade de Viçosa. A mesma percepção é sentida pelo seu arteducador, Tomáz Medeiros, que acredita que “o passeio pela exposição dará um entusiasmo ainda maior nos alunos”.

TIM ArtEducAção

Realizado desde 2001, o TIM ArtEducAção oferece oficinas artísticas gratuitas a mais de 4 mil crianças e adolescentes da rede pública de ensino por ano. Desenvolvido em parceria com as Prefeituras dos municípios através das Secretarias de Cultura e Educação, o Programa está presente em Araxá, Barbacena, Governador Valadares, Lavras, Montes Claros, Poços de Caldas, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa. Na cidade de Juiz de Fora as atividades começam a partir do 2º semestre. O TIM ArtEducAção é coordenado pela ONG Humanizarte e patrocinado pela empresa TIM por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *