Logo Jornal Interação

A Semana da Luta Antimanicomial iniciada na última segunda-feira, 13, teve seu encerramento em Araxá. Na sexta-feira, 17, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) II Maria Pirola e Álcool e Drogas (AD) promoveram uma passeata envolvendo cerca de 50 pessoas, entre pacientes e funcionários, saindo da sede do Caps AD, situado na Rua Edmar Cunha, 135, bairro Santa Terezinha. A semana é dedicada para lembrar do dia 18 de maio – Dia da Luta Antimanicomial, que briga pela extinção dos manicômios em todo o Brasil e mostra que tratamento de pacientes com transtornos mentais pode ser feito por meio desses centros.

De acordo com a enfermeira do Caps AD, Karina Castro Borges da Silva, a passeata é um momento de interação com a sociedade. “A gente mostra um pouco da descontração dos Caps e dos pacientes. É de muita importância, para nós, essa passeata. Todos nós temos nossas dificuldades e com eles não é diferente. Os pacientes têm os mesmos direitos e deveres que a gente. Nós temos que dar o suporte para eles viverem bem”, comenta.

Karina ressaltou que os Caps têm um tratamento mais diferenciado para esse tipo de paciente. “A gente tem outra forma de tratamento a não ser a internação. O paciente tem o contato com a sociedade e um apoio psicológico, psiquiátrico e de toda uma equipe especializada para que ele consiga se tratar sem precisa isolá-lo. Temos aqui as oficinas terapêuticas, as terapias com psicólogos, acompanhamento psicológico, psiquiátrico, tem uma preparação para os usuários dos Caps que tem condição de voltar a trabalhar. Então, a gente dá todo um suporte psicossocial para esses pacientes”, explicou.

Em Araxá, os dois Caps atendem mais de 150 pacientes. No dia 18 de maio de 1987, foi assinado o primeiro manifesto pela extinção de manicômios pelo Brasil. “Temos um novo formato de atendimento, que são os Centros de Atenção Psicossiais, os Caps, hospitais que funcionam durante o dia e não mais aqueles hospitais que o paciente chega a morar dentro dos hospitais. É um tratamento mais humanizado”, concluiu a psicóloga do Caps II, Cassiana Borges Faria.

Filmes, palestras e oficinas fizeram parte da Semana da Luta Antimanicomial em Araxá. Para conhecer o trabalho dos Caps em Araxá, os contatos são (34) 3691-7138 e (34) 3691-7050.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *