Destaque »

Lídia Jordão faz palestra no 13º Encontro Mulheres com Direito

17 de maio de 2019 – 19:12 |

Lídia Jordão representou Minas Gerais, juntamente com mais nove mulheres da área do Direito, de outros estados do País. Ela foi convidada pela coordenação geral  do Encontro, através da Drª Fabiana Garcia. Para Jordão, …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Turismo

Educare reúne 1.200 profissionais de educação em Araxá

Encontro trabalhou motivação e novas praticas pedagógicas no universo educacional

“Educação que transforma”. Inspirados por esse tema, 1.200 profissionais da educação participaram do Fórum Técnico de Educação – Educare, em Araxá. O evento ocorreu das 8h às 17h, no Sesc Araxá, e reuniu professores, diretores, pedagogos e estudantes da região do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro. O encontro é uma realização do Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc e Senac, e marcou o 1º Fórum de Educação no interior do estado.

As boas-vindas foram dadas pelos diretores regionais adjuntos do Sesc e Senac, Marilene Siqueira e Marcelo Simão, respectivamente. “Transformar pessoas. Essa é a inspiração que move o Sesc e o Senac, vocação dessas instituições integradas ao Sistema Fecomércio MG. Desenvolvemos projetos educacionais e propostas pedagógicas inovadoras, porque nós acreditamos que o caminho é a educação”, afirmou Marilene.

Para Marcelo, o momento é de conquista para todo o Sistema e profissionais da educação. “Essa é uma ocasião especial para todos nós. O Educare chega à cidade de Araxá por meio da união de duas instituições voltadas para educação. Integradas ao Sistema Fecomércio MG e sindicatos, nossas instituições, Sesc e Senac, têm a missão primordial de transformar e desenvolver pessoas. O Educare é um fórum inovador e trouxe para Araxá personalidades de renome no universo educacional”.

Personalidades como os educadores Eduardo Shinyashiki e Nélio Spréa prestigiaram o evento. Com o tema Abrace sua missão! Vença desafios, construa o futuro, Eduardo falou da importância da motivação do professor. “Você precisa gostar daquilo que faz. Se você perde a vontade de trabalhar e fica infeliz dentro da sala de aula, com certeza vai ficar infeliz fora dela também, dentro de casa, por exemplo”.

Nélio abordou a educação infantil com o tema O significado da vida e o significado das coisas e como os professores podem fazer a relação entre objetividade e sensibilidade, principalmente por meio das brincadeiras e ações culturais. “As motivações essenciais que cativam a criança no interior da escola, por vezes, escapam aos nossos olhos de adultos educadores”.

Quem foi ao Educare aprovou a iniciativa, como a professora da Escola Estadual Luiza de Oliveira, de Araxá, Maria Madalena Gomes. “Todos os assuntos abordados aqui foram muito importantes para refletirmos sobre o trabalho que estamos desenvolvendo com os alunos e, principalmente, como a gente pode mudar e tornar nosso trabalho melhor. Eu gostei muito”, concluiu ela.

Para quem veio de outras cidades, a viagem valeu a pena. O vice-diretor da Escola Estadual Dr. José Cordeiro de Campos, Ronaldo de Andrade, vai levar novas ideias para o município de Campos Altos: “Encontro excelente, tanto na organização quanto na programação. Essa oportunidade que estamos tendo é única. Os palestrantes são excepcionais, estão tratando de temas da realidade que irão nos ajudar dentro e fora da sala de aula”, afirmou José Cordeiro.

O evento contou ainda com a participação dos alunos da Apae – Escolinha Tia Lúcia, do Projeto HumanizARTE. O grupo se apresentou junto com o professor de música, Erasmo Valeriano.