Logo Jornal Interação

Enquanto a tão sonhada fórmula da juventude ainda não foi inventada, homens e mulheres estão recorrendo a mil e uma opções em busca da pele jovem e bonita. A corrida contra o tempo inclui variados tipos de tratamentos para rejuvenescer a pele, que vão desde cremes, tratamentos dermatológicos até mesmo opções mais agressivas como a cirurgia plástica. E como essas opções vêm crescendo cada vez mais, a dermatologista Juliana Gumieiro, falou sobre o assunto:

1. Os cremes para a área dos olhos realmente eliminam as rugas?

Infelizmente não, pois a função do cosmético é melhorar a textura e o viço da pele. Para reduzir os sinais de envelhecimento, o ideal é associar o creme à aplicação de toxina botulínica para relaxar os músculos da face prevenindo que apareçam as rugas ao redor dos olhos

2. Medicamentos orais ajudam a combater o envelhecimento?

Existem estudos recentes mostrando a eficácia dos antioxidantes orais. A associação de substâncias como luteína, vitamina C e E, pycnogenol entre outras age prevenindo o fotoenvelhecimento e melhorando consideravelmente a hidratação e o brilho da pele. Deve ser usado com prescrição médica e em associação com cremes e filtro solar.

3. O uso de hidratantes previne as rugas?

O hidratante não só minimiza o problema como também previne. Dentre os ativos mais interessantes para ter nesse creme estão o ácido hialurônico, aquaporine, alantoína, ácidos retinóicos,  kójico, glicólico e salicílico, vitaminas A, C e E, etc.

4. Como tratar as machas acastanhadas que aparecem com o envelhecimento?

Os aparelhos de luz intensa pulsada eliminam manchas escuras do rosto, das mãos, do colo e até dos braços. O aparecimento de novas manchas pode ser prevenido utilizando o filtro solar de forma correta e luvas específicas com protetor solar principalmente nas mãos quando estiver dirigindo.

5. Há um ditado que diz: se você quer saber a real idade de uma pessoa é só olhar nas mãos dela. Por que isso acontece?

A explicação está no protetor solar, que não é aplicado com a frequência adequada, ou seja, a cada duas horas e sempre que lavar as mãos. Mas hoje existem tratamentos muito eficientes para melhorar a textura da pele das mãos como preenchimentos e para clarear as manchas.

6. Em caso de envelhecimento precoce na família, que atitudes tomar?

Adotar um estilo de vida saudável, aplicar filtro solar diariamente, controlar o estresse, seguir uma dieta balanceada e rica em alimentos naturais, beber bastante líquido, não fumar, respeitar as horas de sono e consultar seu dermatologista regularmente previnem o envelhecimento precoce.

7. Usar o conhecido “Botox” muito cedo pode ser prejudicial a saúde?

Não. Procedimentos bem indicados funcionam como aliados na prevenção do envelhecimento da pele. A toxina botulínica, por exemplo, previne a contração repetida dos músculos da expressão facial, que marcam a pele. Os lasers como luz pulsada e CO2 fracionado estimulam a produção de colágeno da pele, evitando rugas e flacidez e prevenindo a necessidade futura de realizar cirurgias mais agressivas com liftings ou blefaroplastias (cirurgia nas pálpebras).

8. E as temidas olheiras? Como suavizá-las?

Os cremes podem ajudar a suavizar alguns tipos de olheiras. Agem clareando as olheiras que são causadas pelo acúmulo de melanina e ajudam a melhorar olheiras com cor avermelhada tratando os vasinhos da região. Muitas vezes é necessário associar o laser como a luz pulsada para clarear a área e preenchimentos com ácido hialurônico para recuperar o volume suavizando o efeito de sombra do local, melhorando a aparência de olho fundo.

9. É possível tratar a flacidez do pescoço sem cirurgia plástica?

Sim. A escolha do tratamento vai depender do seu grau de flacidez. Geralmente, os mais intensos são encaminhados ao cirurgião plástico, que consegue reposicionar o excesso de pele, porém, isso sempre deixa uma cicatriz. Já a flacidez menos acentuada pode ser combatida com algumas sessões de laser de CO2 fracionado que age estimulando o colágeno da pele e melhorando a firmeza, textura e aparência da pele.

10. Pessoas com pele seca podem usar ácido?

Sim. Os ácidos retinóicos e glicólicos aceleram a renovação celular e ainda estimulam a produção de colágeno, melhorando o aspecto geral do rosto. O ideal para quem tem pele ressecada é adequar as porcentagens dos ácidos e intercalar com hidratantes específicos.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *