Logo Jornal Interação

A Câmara Municipal já decidiu quais serão as homenageadas a receberem a Medalha Leonilda Montandon. Ao todo, dez mulheres participarão da outorga que tradicionalmente é realizada pelo Legislativo. Na ocasião, também é entregue o Prêmio Carlota de Melo. A festa vai acontecer no próximo dia 19 de março, a partir das 20h, no Cine Teatro Brasil, e é uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, lembrado no dia 8.

A Medalha Leonilda Montandon foi instituída em 1998, pela então vereadora Rosa Vilaça, por meio da Resolução n° 265/98. Leonilda Montandon foi uma professora muito conhecida aqui em Araxá. Nasceu em Araxá, aos 15 de julho de 1904. Seus pais eram Alexandre Scarpellini e Maria Augusta Montandon, (dona Mariquinha). Começou seus estudos infantis no Colégio das Irmãs Magalhães Dona Iaiá e Dona Rosinha, o primeiro colégio de Araxá. Aprendeu as primeiras letras com sua mãe, a senhora Maria Augusta Montandon, (dona Mariquinha), sob o olhar sempre atento do pai Alexandre Scarpellini.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Carlos Roberto Rosa, essas dez mulheres a serem homenageadas com a medalha representam toda a comunidade feminina presente em Araxá. “Vamos fazer uma festa bonita e aproveitar para convidar toda a comunidade de Araxá para que participe do evento lá no Cine Teatro Brasil, nesse momento tão importante de reconhecimento ao trabalho das mulheres em prol da comunidade”, disse.

Roberto ainda afirmou que cada vereador tem o direito de escolher uma pessoa para receber a homenagem. “Vai ser uma satisfação muito grande fazer essa homenagem às mulheres, que nos dão a vida”, complementou.

No mesmo dia, será entregue também o Prêmio Carlota de Melo, nome de uma importante empresária que foi presidente honorária da Acia. A honraria, criada em 2002, tem como objetivo valorizar o trabalho de uma empresária que se destaque durante cada ano. “Essa é uma parceria que fazemos com a Acia, [por meio] da Câmara da Mulher Empreendedora, que, todos os anos, participa com a gente. Vamos fazer essa homenagem juntos”, destacou.

“É muito importante essa realização da medalha e também do prêmio, pois corresponde ao reconhecimento do trabalho das mulheres no município, do esforço delas em prol da comunidade, da criação dos seus filhos, da conjugação com seus maridos, isso é fundamental para todos”, finalizou Roberto.

Lista das homenageadas da Medalha Leonilda Montandon

Albertina Gonçalves da Silva (Lídia Jordão – PP), Eliene Lúcia Oliveira Favaretto (Alexandre Carneiro de Paula – PR), Eva Rodrigues de Menezes (Mateus Vaz de Resende – DEM), Maria Adélia Meireles Ganime (Carlos Roberto Rosa – PP), Maria José Fontes (Márcio de Paula – PR), Maria Teresa da Silva Inácio (Edna Castro – PSDB), Patrícia Auxiliadora da Silva (José Gaspar Ferreira de Castro – Pezão – PMDB), Rosângela Pereira de Melo de Luca (José Maria Lemos Júnior – Juninho da Farmácia – DEM), Sandra Aparecida Rocha Verçoza (César Romero da Silva – Garrado – PR) e Serise Maria Santos (Marco Antônio Rios – PSDB).

Prêmio Carlota de Melo

Leonilda Maria de Oliveira, proprietária da Casa Franca Materiais de Construção.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *