Logo Jornal Interação

Premiação idealizada pelo radialista Jorge Eustáquio agraciou 73 desportistas do esporte especializado, futebol amador e profissional, que foram os melhores de Araxá na temporada passada. O evento ocorreu no salão de festas Girassol Clube de Campo.

 A noite da última sexta-feira, 26, foi especial para o esporte araxaense. Setenta e três desportistas de diversas modalidades esportivas foram premiados no tradicional Troféu Moraes. O evento idealizado pelo radialista Jorge Eustáquio, em homenagem a José Francisco de Moraes, citado no mundo esportivo pelo seu sobrenome, agraciou, pela 12ª vez, os melhores do esporte em 2012. A premiação já se tornou tradicional aqui em Araxá e reuniu desportistas do esporte especializado, futebol amador e profissional, entregando o troféu com a marca de um dos profissionais que fizeram história nessa área, em evento com parceria entre o portal Equipe Positiva e Jornal Interação.

Jorge Eustáquio abordou que o Troféu Moraes já se tornou o “Oscar do Esporte Araxaense” devido ao respeito e espaço conquistados entre os atletas. “No futebol amador, a escolha é feita por votação e também as equipes campeãs, no especializado, é por escolha e indicação (por parte da organização), pois não dá tempo de votar em todo mundo. Ele chega a sua 12ª edição, mas, como consolidado nos eventos de Araxá. É um incentivo grande para jogadores e atletas fazerem uma grande temporada”, disse o radialista Jorge Eustáquio.

Jorge relatou que foram 73 agraciados com o Troféu Moraes. “Pra nós, é um motivo de muita alegria até pela emoção que o prêmio traz. São novos atletas, revelações, atletas mais velhos que se destacaram… O intuito do troféu é premiar os que fizeram a diferença no esporte de Araxá”, acrescentou.

Moraes, como jogador, iniciou sua carreira no Atlético-MG, e o seu primeiro clube profissionalmente foi o Democrata de Sete Lagoas. Conquistou cinco títulos no Campeonato Mineiro, dois da Taça Minas Gerais e dois da Taça Libertadores da América (como jogador, em 1976, e diretor, em 1997). Como treinador, comandou o Cruzeiro em 1985 e treinou o Araxá Esporte no ano de 1990, quando o alvinegro subiu para a primeira divisão do Campeonato Mineiro. “Moraes tinha uma influência muito grande no futebol, trabalhou no Cruzeiro, no Atlético Paranaense. Por isso, quem recebe esse troféu tem que valorizar, porque ele foi guerreiro e conseguiu muita coisa no futebol”,  colocou.

Destaques no futebol amador como Ferrocarril, que foi o grande campeão da temporada com a conquista de três canecos – Copa Norte, Copa Cidade da Primeira Divisão e Campeonato Juvenil – e o goleiro Ednei, do Dínamo, que ficou mais de 500 minutos sem tomar nenhum gol no Amadorão sabem que o troféu tem um grande significado na história do esporte araxaense. “É muito importante não só para mim, mas, para quem joga o amador de Araxá, isso é um incentivo para fazer o melhor em campo e contribuir para que o nosso time seja campeão”, comentou o goleiro. “É uma valorização e reconhecimento merecido do nosso trabalho”, salientou Evaldo, diretor do Ferrocarril.

No esporte especializado, criança também foi premiada. O nome dele é Kayke Gabriel Alves, de 7 anos, atleta de jiu-jítsu, que já tem na ponta da língua o discurso de um campeão. “É muito importante receber o Troféu Moraes. É o primeiro de vários. Se Deus quiser, vou conquistar muitas medalhas para estar novamente aqui”, afirmou Kayke.

Considerada uma das entidades que incentiva a prática esportiva em Araxá e na região, o Serviço Social da Indústria (Sesi) foi agraciado com o troféu. Segundo Leopoldo Rios, organizador dos Jogos Sesi, a entidade é uma empresa que quer propor melhorias e benefícios para o trabalhador industriário. “Nós começamos com esses jogos há dois anos, estamos iniciando o trabalho para o terceiro ano [em 2013] e, assim, a gente espera conseguir mais o maior número de indústrias para participar. Nós ficamos muito satisfeitos com o troféu. Queremos estar presentes mais vezes”, finalizou.

A mesa de honra do evento foi composta por Mestre Juarez Patrício, do jiu-jítsu, Deputado Antônio Lerin, vereador Fabiano Santos Cunha, representando o Legislativo araxaense, Vanderlei Goulart, presidente da Liga Araxaense de Desportos (LAD), dos locutores da Rádio Imbiara, Reginaldo Gomes e Márcio Rosa, e repórter e editor do caderno de esportes do Jornal Interação, Marcelo Rosa.

Agraciados:

Esporte Especializado

Jiu-Jítsu – Kayke Gabriel Alves / José Augusto Braz / Fernando Pereira dos Santos Júnior

Tae-kwon-do – Evandro Carlos da Silva

Mountain Bike – Vitor Hugo

Ciclismo – Franciely Teixeira

Natação Mana – Bernadete Fátima Silva

Fami – Dr. Tarcísio Rosa Filho

Copa Rio Branco Futsal – E.E. Pe. João Botelho (campeão) e Fundação Rio Branco

Fada – Thiago Antônio Mota

Apae – Equipe de atletismo e natação

Xadrez (Clube e Academia) – Wesley José Dias da Silva e Alexandre Cobos

Voo Livre – Mercedes Gonçalves Paiva

Jemg Regional – Escolas Estaduais Maria de Magalhães e Dom José Gaspar

Corrida de Rua – Patrícia Miranda Rodrigues

Copa Columbio de Futebol Society – Debe MM (campeão)

Jogos Sesi – Leopoldo Rios (organizador)

Jogos Sesi (Futebol de Campo) – Vale Tapira

Jogos Sesi (Futsal) – Santa Clara

Jogos Sesi Regional (Futebol de Campo) – CBMM

Jogos Sesi Estadual – Basquete (campeão) – (CBMM)/Natação – José Augusto Quintão e Marcio Rodrigues

Sesi Regional (Vôlei de Praia) – CBMM

Futsal Masculino – Serginho 29

Futsal Feminino – Mayara

Handebol Feminino – Dayane Baiana

Handebol Masculino – Denner

Seleção do Amador

Goleiro – Edney (Dínamo)

Lateral direito – Filhão (Tigrão)

Zagueiros – Anderson e Dedé (ambos do Dínamo)

Lateral esquerdo – Amaral (GEF)

Meio Campo – Cafu (Tigrão) / Lineker (Dínamo) / Bruno César (GEF) / Pelezinho (Dínamo)

Atacantes – Victor (Dínamo) e Arthur (GEF)

Revelação – Cleones (Internacional)

Treinador – Fernando Guimarães

Dirigente – Adilson (Internacional)

Árbitro – Edilson da Silva

Auxiliares – Pedro Caetano e Washington Humberto

Mesária – Priscila Goulart

Campeões

Ruralão – Chácara Dona Adélia

Amador Júnior – Grei

Amador Mirim – Vila Nova

Amador Infantil – Vila Nova

Amador Juvenil – Ferrocarril

Copa Cidade 2ª divisão – Arachás

Copa Cidade 1ª divisão – Ferrocarril

Amador 2ª divisão – Arachás

Amador 1ª divisão – Dínamo

Copa Leste – Ferroviário

Copa Norte – Ferrocarril

Torneio Nilo Lucchesi – Dínamo

Artilheiros

Amador 2ª divisão – Roberto (Cerrado)

Ruralão – Lucinho (Estiva)

Amador Júnior – Anísio (Grei)

Amador Juvenil – Max (Ferrocarril)

Amador Infantil – Maicon Douglas (Vila Nova)

Amador Mirim – Pedrinho (Vila Nova)

Homenagens

Especial Amador – Liga Araxaense de Desportos (LAD) e Madalena (Cerrado)

Especial Araxá Esporte – Equipes da Base e time campeão do Módulo II

Especial Futsal – Júlio Tata

Especial parceria – Girassol Clube de Campo

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *