Logo Jornal Interação

CAMILA ROBERTA COSTA BORGES CAIXETA

PROFA. M.E EM PROMOÇÃO DA SAÚDE

ARAXAENSE

Araxá é sempre pródiga pelos filhos que têm. Nossa professora homenageada é orgulho não só para sua cidade natal, mas também para sua profissão e para as instituições onde atua.

É orgulho  para seus pais, Jairo Roberto e Maria Auxiliadora da Costa Borges, para seu marido Gustavo Porfirio Caixeta e para seus filhos Amir e Olívia.

ENFERMEIRA

Ser enfermeira é uma dádiva, um presente de Deus, pois Ele escolhe entre milhares de pessoas, algumas para serem  portadores de alegria, fé e esperança às pessoas que deixaram muitas vezes de acreditar na vida.

Ser enfermeiro (a), é como dizem os próprios pacientes, é ser “anjos sem asas” colocados na Terra para fazer diferença na saúde das pessoas.

A enfermagem traz dentro de si renúncia, trabalho e amor, e o amor nessa profissão linda, é o foco principal, não se pensa em recompensas, mas sim no sorriso, no abraço e na recuperação do paciente.

O amor é fonte inesgotável de força e é aí que os enfermeiros se apegam para caminhar em sua profissão, não olhando o paciente como doente, mas sim um ser humano olhando para outro ser humano.

 SER ENFERMEIRA
Ser enfermeira (o) é ser humano, com todas as suas dimensões, potencialidades e restrições, alegrias e frustrações; é ser aberto para a vida, e ao mesmo tempo envolver-se no compromisso assumido com a Enfermagem.

Estes “anjos brancos” ajudam os doentes a superar a doença com conhecimento científico adquirido, mas também com conforto, cuidado e atenção.

Ser enfermeira (o) é ser gente que cuida de gente”.

 FORMAÇÃO ACADÊMICA

Kamila é graduada em enfermagem pela UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) em 2000. Pós-graduação em Administração dos Serviços de Saúde, Auditoria em Sistemas de Saúde, Educação Permanente em Saúde e Saúde da Família. Mestrado em Promoção da Saúde.

Gosta muito de estudar e desde que se formou, não parou de buscar o aprimoramento de seus conhecimentos, procurando sempre se atualizar na área.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Logo que se formou, em 2000, Kamila voltou para Araxá. Tinha interesse em permanecer aqui, por motivos familiares e pelo momento promissor da enfermagem.

Começou sua vida profissional atuando na Santa Casa de Misericórdia de Araxá, onde permaneceu por cinco anos.

Sempre gostou muito da área de saúde pública e neste período foi convidada a trabalhar na Secretaria Municipal de Saúde, onde atua até os dias de hoje.

Trabalhou em cursos de formação técnica de enfermagem, como o SENAC e Escola Técnica Santa Edwirgens.

Foi a primeira enfermeira do Asilo São Vicente de Paulo, trabalhando de 2001 a 2004. Está no Uniaraxá há oito anos e meio.

DOCÊNCIA

Kamila ministra aulas no curso de enfermagem e desde o início do mesmo  teve a oportunidade de trabalhar disciplinas como: Fundamentos de Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Saúde Comunitária, Educação em Saúde, Cuidados na Política e Organização dos Serviços de Saúde, Bases para o Cuidado de Enfermagem, Ações de Enfermagem na Atenção à Saúde, Métodos e Técnicas de Pesquisa e Estágios.

Foi coordenadora do curso em 2006 e retornou para o cargo em 2011, onde permanece até hoje.

 SER PROFESSOR NO UNIARAXÁ

“Entrei na instituição em 2004, e digo que desde então, surgiu à oportunidade de fazer o que desejava há bastante tempo: ser professor. Já havia trabalhado em outras instituições de ensino, mas tinha interesse em assumir o ensino superior. Desde que cheguei à instituição, tive muito espaço para trabalhar, já que o curso de enfermagem na época chegou a ser um dos cursos mais procurados. Trabalhamos em um clima de respeito, ética e compromisso, cumprindo um papel importante de responsabilidade social, já que a profissão de enfermeiro exige bastante neste sentido. O Uniaraxá me fez crescer muito como pessoa e profissionalmente. Recebi apoio e incentivo para fazer o mestrado, participar de cursos, congressos e publicações na área de enfermagem. Isso reflete a preocupação da mesma com a valorização e qualificação dos docentes. A instituição é referência de ensino em nossa cidade e região. É motivo de orgulho fazer parte da mesma e contribuir com a formação dos nossos alunos”.

Nota da Articulista: “A Enfermagem é uma arte e para realizá-la como tal requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto à obra de qualquer pintor ou escultor, pois o que é tratar da tela morte ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes, poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!” 

 (Florença Nightingale) ···.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *