Logo Jornal Interação

O presidente da FCCB, Walter Ogawa, afirmou que mais de mil crianças participaram do projeto.

O projeto Carnaval Cultural Araxá 2012 aconteceu de 14 a 17, no pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB). O objetivo foi tornar pública parte da diversidade cultural araxaense com exposições, oficinas e apresentações musicais, levando aos alunos das redes municipal e estadual um pouco da história do carnaval e suas manifestações e ainda, despertar o interesse da população de Araxá pela nossa cultura.

De acordo com o presidente da Fundação Cultural Calmon Barreto, Walter Ogawa, as atividades do projeto eram gratuitas. “Ficamos muito satisfeitos com o carnaval cultural. Conseguimos alcançar os nossos objetivos de uma maneira muito tranquila, cheia de harmonia e paz. Não tivemos nenhuma ocorrência de segurança. O carnaval cultural transcorreu muito bem”, destacou.

As atrações do Carnaval Cultural foram o show de Julio Vasconcellos, que vem realizando diversas oficinas de música com instrumentos de sucata e outros recursos sonoros alternativos para escolas e outras organizações do terceiro setor em diversas cidades do País, uma exposição fotográfica dos famosos bailes do Grande Hotel do Barreiro ao centro da cidade, teatro Conta e Encanta e a Rua do Lazer do Sesc.

“Tivemos uma série de oficinas montadas pelo pessoal da Secretaria Municipal de Educação, por sinal, um grande trabalho feito pelas professoras. O Sesc foi um grande apoiador nosso trazendo a Rua do Lazer com monitores para fazer a parte recreativa, e a FCCB entrou com a parte de logística, da organização, trazendo Julio Vasconcelos, a parte de custos e lanches e o espaço também”, detalhou Walter.

Segundo a FCCB, cerca de 1.200 crianças passaram pelo pátio da entidade. “Conseguimos mostrar para essas crianças uma realidade diferente do carnaval: de onde vem o carnaval, qual é a sua origem, onde ele nasceu, como ele evoluiu a partir da Era Cristã e o que ele é de importância para o Brasil. O Carnaval Cultural foi um grande sucesso”, finalizou.

Esse projeto foi realizado pela Fundação Cultura Calmon Barreto, pela Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Prefeitura Municipal de Araxá.

História do surgimento do carnaval no Brasil

O carnaval chegou ao Brasil em meados do século 17, influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como a França, o carnaval acontecia em forma de desfiles urbanos, ou seja, os carnavalescos usavam máscaras e fantasias.

Embora de origem europeia, muitos personagens foram incorporados ao carnaval brasileiro, como por exemplo, rei momo, pierrô, colombina etc.

Os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos cortejos de automóveis (corsos) surgiram nessa época, mas se tornaram mais populares no começo do século 20. As pessoas decoravam seus carros, fantasiavam-se e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades, dando origem aos carros alegóricos.

O carnaval se tornou cada vez mais popular no século 20, e teve um crescimento considerável nesse período, que ocorreu em virtude das marchinhas carnavalescas (músicas que faziam o carnaval mais animado).

A primeira escola de samba foi criada no dia 12 de agosto de 1928, no Rio de Janeiro, e se chamava “Deixa Falar”. Anos depois, a escola mudou seu nome para Estácio de Sá. A partir daí, o carnaval ganhou novo formato, com desfiles realizados no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *