Logo Jornal Interação

Atual presidente da Acia vai gerir a Fundação Cultural de Araxá a partir do próximo dia 1° de abril.

 A Fundação Cultural de Araxá (FCA), mantenedora do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) realizou a posse de seu presidente na noite desta segunda-feira, 25, na sede da Associação Comercial e Industrial de Araxá (Acia), às 19h30. Marcio Farid preside a FCA do dia 1° de abril de 2013 até 31 de março de 2015. A Fundação Cultural de Araxá foi criada em 1972, por meio da Lei Municipal nº 1.199/72, modificada pela Lei Municipal nº 1.222/73. O Uniaraxá foi a primeira Unidade de Ensino Superior da cidade. Mais tarde, foram inseridos os Cursos de Letras, Pedagogia e Estudos Sociais. Farid assume a presidência da FCA no lugar do professor Wagner de Freitas Oliveira, que ficou dois anos [2011/2013].

A posse ocorreu depois da eleição promovida no último dia 11, que definiu os nove novos componentes do Conselho Diretor por votos de integrantes do Conselho Comunitário, composto por 21 entidades. O estatuto rege que, ao todo, são nove membros que compõem o Conselho Diretor, sendo que o mandato de cada um é de dois anos, podendo haver duas reconduções consecutivas, à exceção da representante da Secretaria de Educação, atual gestora, Maria Célia Araújo Oliveira, que é cadeira permanente no Conselho Diretor.

Após a eleição, os dez membros do Conselho Diretor se reuniram e escolheram o presidente da Acia Marcio Farid para gerir a Fundação Cultural de Araxá no biênio 2013/2015. “Fui eleito pelo conselho e eles julgaram que o meu nome, nesse momento, é o mais indicado. Então, agradeço a confiança dos meus pares do conselho e tenho certeza de que vamos nos dedicar para fazer um bom trabalho à altura do professor Wagner, que está deixando o conselho, e atuou na Fundação Cultural de Araxá nesses dois últimos anos”, disse.

Farid afirmou que já tem algumas ações pontuais para serem aplicadas no Uniaraxá. “Já temos alguns investimentos engatilhados, que, no decorrer desses dois anos, vamos trabalhar para realizá-los. Temos muitos parceiros que já me procuraram e se prontificaram a ajudar, disponibilizar recursos para realizar esses projetos. A Fundação Cultural de Araxá necessita de mais salas de aula, ela tem problema de estacionamento de entrada e saída e outras demandas”, colocou Farid.

Segundo o presidente, o principal desafio da gestão dele é manter a sustentabilidade financeira da FCA, gerando recursos. “O objetivo é que possamos investir no Uniaraxá e ele crescer. Hoje [25], o professor Wagner disse muito bem que a concorrência é muito forte e, então, para você vencer a concorrência, é com um ensino de qualidade e de excelência. Esse é o foco para que o Uniaraxá cresça e se destaque dos concorrentes e realmente possa transformar Araxá em um polo educacional”, salientou Farid.

Além da posse de Farid, a Fundação Cultural de Araxá empossou seu vice-presidente, José Oscar de Melo, o diretor executivo Cássio Roberto de Melo e o presidente do Conselho Fiscal, Alessandro Henrique de Souza.

A mesa da solenidade foi composta inicialmente por José Oscar de Melo, que ocupa a vice-presidência da FCA ao lado de Farid, Wagner de Freitas Oliveira, que está deixando o cargo de presidente da mantenedora do Uniaraxá, o presidente da Câmara Municipal, Miguel Alves Ferreira Júnior, a promotora de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, Mara Lúcia Silva Dourado, e o reitor do Uniaraxá, Válter Gomes. Quando foi anunciado o seu nome como novo presidente da FCA, Marcio Farid ocupou seu lugar também na mesa da solenidade.

Essa foi a primeira eleição após novo estatuto criado em virtude de uma ação do Ministério Público, que passou o perfil jurídico da Fundação Cultural de Araxá de pública para privada, no início de 2011. Para a promotora, a FCA está no caminho certo.

“Houve a correção da natureza jurídica, uma reivindicação que a sociedade tinha a quem pertencia a Fundação Cultural de Araxá. Acho que com essa mudança fica muito claro que a sociedade está participando ainda de forma indireta da administração na medida em que vários segmentos locais compõem o Conselho Comunitário que elege a direção da Fundação. A mudança era necessária, e os resultados mostram que ela está no rumo certo”, finalizou a promotora.

Fundação Cultural de Araxá

Conselho Diretor Anterior: professores Adriene Costa de Oliveira Coimbra, com 21 votos [eleita por unanimidade], José Oscar de Melo [vice-presidente da FCA], 17 votos, e José Carlos da Silva, 14 votos.

Conselho Universitário: professores Fabrício Borges Oliveira, 15 votos, e Agenor Manoel de Carvalho, 12 votos.

Representante da CDL: empresário Fernando Lima Pereira Rabelo, com 17 votos.

Representante da Acia: atual presidente, Marcio Antônio Farid, com 11 votos [presidente da FCA]

Representante do Sindicato dos Produtores Rurais: consultor do Sebrae, Otávio Gomes de Menezes Neto, com 9 votos.

Representante da Secretaria Municipal de Educação (membro nato): gestora Maria Célia Araújo Oliveira.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *