Logo Jornal Interação

Bandas baianas e araxaenses levaram muita animação ao público que foi ao Expominas, de 17 a 21 de fevereiro.

O Carnaval 2012, com organização da Associação Carnavalesca de Araxá (ACA), foi realizado de 17 a 21 de fevereiro na Expominas. Foram cinco dias, com presenças de cinco bandas baianas e quatro grupos araxaenses. A festa ainda contou com a atuação de cerca de trinta profissionais da Polícia Militar e representantes do Corpo de Bombeiros. De acordo com a organização, em torno de cinco  mil pessoas acompanharam as atrações do Carnaval de Araxá.

A abertura da maior festa popular do País em Araxá teve o grupo “Louco Por Você” apresentando um show diversificado. “Nós tocamos ‘120 músicas’ de muita bolação, zoeira e brincadeira. Somos ecléticos em nossos shows e como no próprio carnaval, o nome já diz, é animação, é brincadeira, a gente agrada qualquer tipo de público. Tocar em lugares privilegiados ainda na própria cidade é uma grande honra para o Louco Por Você”, disse o vocalista Lucas Henrique de Souza, mais conhecido como Zulu.

A noite seguiu com a banda baiana “Swingão do Guetto” no comando da festa. “Foi bom sim tocar pela primeira vez em Araxá. Parabéns pelo pessoal que vocês têm de Araxá, uma cidade muito bonita e limpa, um público muito atencioso. Nós tocamos mais aquele ‘pagodão’ de músicas como ‘Liga da Justiça’, por ser um público mais jovem”, colocou o vocalista Japão.

O Carnaval 2012 também levou ao seu público a apresentação das baterias das escolas de samba. Os componentes de seis escolas de Araxá – Unidos do Morro, Acadêmicos do Santo Antônio, Clube União, São Pedro, Império São Geraldo e Cinderela – mostraram o que aprenderam nas oficinas realizadas com mestres de baterias da Beija-Flor no mês passado.

“Sempre é importante ter pessoas para somar. Essas oficinas do Rio de Janeiro ajudaram bastante no nosso ritmo, colocando um cadenciado diferente, e a gente só teve como absorver bem o trabalho feito. Antigamente, o pessoal não entendia muito bem afinação dos instrumentos que estava tocando. Hoje em dia, com o curso, deu até para ter a noção da cadência e da afinação do samba. Senti a mesma adrenalina que se estivesse na rua”, ressaltou o mestre de bateria da Escola de Samba Unidos do Morro, Warley Antônio Jacinto.

A programação com bandas da Bahia e de Araxá mesclada com a apresentação das baterias das escolas de samba agradou o público. De acordo com o estudante Leandro Sérgio, o carnaval de Araxá reuniu pessoas com um único propósito, que é se divertir. “O carnaval daqui está animado, muito divertido, está interessante de assistir. Está bem organizado e oferecendo segurança a todos os presentes”, afirmou.

Já para o técnico em mineração, Júlio César dos Santos, o carnaval de Araxá não deve nada em relação aos outros municípios. “O carnaval me surpreendeu aqui com muita gente bonita, paz, música boa e felicidade. O carnaval de Araxá tem que ser mais valorizado e ser reconhecido pela população da nossa cidade porque, em geral, deixam de passar aqui para ir para fora, mas o carnaval daqui não deixa nada a desejar em relação ao dos outros municípios”, comentou.

O presidente da Associação Carnavalesca de Araxá (ACA), Hélio da Silva Pereira, fez um balanço positivo sobre a festa. “Sobre os shows, entendo que está legal. Tanto as bandas da Bahia como as de Araxá estão fazendo apresentações interessantes. Importantíssimo também essa oportunidade que a ACA está dando para as escolas de samba de se apresentarem com as suas baterias, e os presidentes das escolas estarem trabalhando durante esses quatro dias, arrecadando fundos para investir no carnaval, unindo todos para um crescimento que entendemos ser da maior importância”, salientou.

Hélio confessou que o pensamento agora é para o projeto do Carnaval de 2013. “Estamos fazendo um esforço junto com a SS Projetos, as escolas de samba e os parceiros, para a gente terminar o projeto ‘Carnaval 2013’ agora em março e, no final da quaresma, a associação, juntamente com as escolas de samba, retornará as oficinas, os ensaios de bateria até chegar ao ensaio técnico de dezembro, que é uma novidade que a gente tem para 2013. Será um carnaval diferente”, finalizou.

O evento foi organizado pela Associação Carnavalesca de Araxá (ACA), com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, que colaborou com R$ 200 mil, e o patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), de R$ 250 mil.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *