Logo Jornal Interação

O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet – MG) marcou o dia 18 de março com a primeira grande reunião de representantes do poder público mineiro para a apresentação formal de seu projeto de transformação em Universidade Tecnológica. O Encontro com os Prefeitos e Representantes das Câmaras de Vereadores foi realizado na cidade de Belo Horizonte e reuniu deputados, prefeitos, presidentes da Câmara de Vereadores de todas as cidades em que o Cefet- MG possui unidades instaladas de Contagem, Varginha, Nepomuceno, Curvelo, Timóteo, Araxá, Divinópolis e Leopoldina, além de Belo Horizonte.

Representando a cidade de Araxá estavam o prefeito municipal, Jeová Moreira da Costa, o presidente da Câmara Municipal, Miguel Alves Ferreira Júnior, e o diretor da unidade do Cefet daqui do município, Vicente Donizete da Silva.

De acordo com Diretor Geral do Cefet-MG, Márcio Silva Basílio, o projeto é histórico e que vem sendo acalentado desde a década de 1970 quando se deu a transformação da Escola Técnica Federal de Minas Gerais no Cefet. “A ata de criação dos nossos primeiros cursos de engenharia já faz menção à futura Universidade Tecnológica – isso se deu há mais de 40 anos. As conversas  junto ao Ministério da Educação vêm ocorrendo desde 2003, quando o contingente de servidores e alunos da Instituição apoiou o projeto de transformação”, referiu Basílio.

Segundo o Deputado Federal Gabriel Guimarães, a transformação do Cefet em Universidade Tecnológica é uma bandeira importante que tem que ser defendida por todos. “Isto nada mais é do que reconhecer uma vocação que o Cefet já demonstrou ter que é formar profissionais qualificados que constroem a história do nosso Estado. O Cefet – MG trouxe, com essa reunião, não um pedido da diretoria, mas de todo corpo docente, discente, prefeitos dos municípios onde o Cefet tem campus, ou seja, essa transformação é um pleito de Minas”, salientou o deputado.

O vereador de Belo Horizonte, Gilson Luiz Reis, que também é membro do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais, defende a transformação do Cefet em Universidade Tecnológica. “O tema da universalização do ensino e da luta pela ciência e pela tecnologia é o principal desafio para o Brasil. Uma escola como o Cefet – MG poderá compor esta perspectiva, uma vez que já engloba ensino, pesquisa e extensão. Ainda tem a questão da internacionalização, quarto elemento fundamental para essa experiência. Então, tanto do ponto de vista educacional quanto sindical, vemos com grande perspectiva essa transformação”, comentou o vereador.

Presente na reunião, a aluna do Curso Técnico em Turismo, Meiby Gianini Martins, também Representante do Grêmio Estudantil, demonstrou o engajamento do corpo discente na pauta de transformação proposta.

“Tive a oportunidade de conhecer vários Institutos Federais e outros Cefets. Sou coordenadora geral da Federação Nacional dos Estudantes das Escolas Técnicas. E quando se diz que o Cefet – MG não cabe dentro do modelo dos IFs, isso é real. Precisamos de um modelo que avance mais”.

Estão previstas audiências públicas nas diversas cidades, entre elas, Araxá, para a ampliação do movimento de engajamento à transformação do Cefet – MG em Universidade Tecnológica.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *