Logo Jornal Interação

Já está confirmada a realização da segunda edição do Festival Literário de Araxá (2° Fliaraxá) e o seu grande homenageado será o cartunista Maurício de Souza, criador da personagem Mônica, que completou 50 anos de existência neste mês. A presença do cartunista está confirmada para o dia 19 de setembro, na Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), no festival que recebe a curadoria de Afonso Borges, idealizador do Sempre um Papo. Em 2013, o festival vai ocorrer de 19 a 21 de setembro em Araxá.

O festival estreou com debates, palestras, lançamentos, oficinas, exibições, recital, sessões de autógrafos, venda de livros, sorteios e outras atrações. O Fliaraxá tem uma proposta multicultural e pedagógica, tendo no incentivo e contato com o universo literário seu principal objetivo. A educação para a literatura toma forma tangível quando há oportunidades de estreitamento de laços com os livros e, principalmente com seus autores.

As outras atrações do evento ainda não estão confirmadas, mas a expectativa de Afonso Borges é de que a marca de mais de 6.000 pessoas presentes ao Fliaraxá de 2012 seja superada. “A primeira edição foi muito feliz na escolha dos nomes, teve uma repercussão nacional, então, fica um desafio maior, fazer uma coisa melhor do que a primeira. Não tem definido os nomes mesmo, vamos começar a fazer a curadoria agora, mas uma promessa de fazer com que o festival neste ano tenha muito mais participação da comunidade de Araxá tanto das escolas, quanto da Academia de Letras e tudo mais”, disse.

Mauricio de Sousa nasceu em uma pequena cidade do Estado de São Paulo, chamada Santa Isabel. Foi em outubro de 1935. Seu pai era o poeta e barbeiro Antônio Mauricio de Sousa. A mãe, Petronilha Araújo de Sousa, poetisa. Além de Mauricio, o casal teve mais três filhos: Mariza (já falecida), Maura e Marcio.

Em 1963, Mauricio de Sousa cria junto com a jornalista Lenita Miranda de Figueiredo, Tia Lenita, a Folhinha de S. Paulo. Sua personagem Mônica foi criada neste ano. Em 1987, passou a ilustrar o recém-criado suplemento infantil d’O Estado de S. Paulo, o Estadinho, que até hoje publica tiras da Turma da Mônica, mas o cartunista entrou no mundo da produção da história em quadrinhos quatro anos atrás.

Mauricio de Sousa começou a desenhar histórias em quadrinhos em 18 de julho de 1959, quando uma história do Bidu, sua primeira personagem, foi aprovada pelo jornal. As tiras em quadrinhos com o cãozinho Bidu e seu dono, Franjinha, deram origem ao famoso menino de cabelos espetados Cebolinha.

Pai de dez filhos [Maurício Spada, Mônica, Magali, Mariângela, Vanda, Valéria, Marina, Mauricio Takeda, Mauro Takeda e Marcelo Pereira], além de criar personagens baseados em seus amigos de infância, Mauricio sempre criou personagens baseados em seus filhos, tais como: Mônica, Magali, Marina, Maria Cebolinha (inspirada na Mariângela), Nimbus (em Mauro), Do Contra (em Mauricio Takeda), Vanda, Valéria e Dr. Spada

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *