Destaque »

Lídia Jordão faz palestra no 13º Encontro Mulheres com Direito

17 de maio de 2019 – 19:12 |

Lídia Jordão representou Minas Gerais, juntamente com mais nove mulheres da área do Direito, de outros estados do País. Ela foi convidada pela coordenação geral  do Encontro, através da Drª Fabiana Garcia. Para Jordão, …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » +

Trânsito de Araxá sofre novas mudanças

Após o sentido da Rua Ângela Marques Torres ser invertido, motoristas não poderão mais contornar a Igreja Matriz de São Domingos.

As máquinas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano vêm trabalhando desde o início de fevereiro promovendo mais uma mudança no trânsito da área central de Araxá.  Os motoristas não poderão mais contornar a Igreja Matriz de São Domingos, já que a passagem foi fechada. No mesmo mês, motoristas e pedestres passaram por uma outra mudança na Rua Ângela Marques Torres sendo que o fluxo de carros atualmente é no sentido “Cornelius Academia – Colégio São Domingos” e não mais o contrário.

O secretário da pasta, João Bosco Borges, explicou que o trabalho realizado do Banco do Brasil até a Igreja Matriz é referente a segunda etapa da revitalização da Av. Antônio Carlos. “É uma obra mais rápida, a parte central do canteiro, nós estamos estipulando um prazo dentro de dez a 15 dias que seja concluída, não haverá o tapume, ali vai ser feito só com cerquite [telas de proteção com redes] e acreditamos que ficará pronta o mais rápido possível”, destacou o secretário.

O secretário comentou também que aquela parte não precisa do tapume, como foi feito até no Banco do Brasil porque é uma obra que não tem muito movimento de equipamentos. “O que era para ser de equipamentos já foi feito que é a retirada do canteiro central, a parte de terraplanagem e a parte de asfalto. Ela já foi feita e está praticamente pronta. Nós utilizamos o pessoal da Asttran [Assessoria de Trânsito e Transportes] para fazer  controle durante o horário que as máquinas estivesse trabalhando para não ter risco de acidente”, disse o secretário.

O secretário pontuou que uma passagem foi disponibilizada na altura do Banco do Brasil para os pedestres. “Ali, a gente cobrimos aquela parte do canteiro central que está pronto o granito com a passarela sinalizada feita em madeirite que sai de frente ao Banco do Brasil para evitar também um incidente direcionando o trânsito de pedestre. Já estava na programação”, esclareceu.

Uma passagem foi aberta entre a Av. Antônio Carlos e a Rua Dom José Gaspar, mas o secretário informou que a atitude é provisória. “O grande objetivo da obra é a proteção do pedestre, então não teremos passagem no mesmo alinhamento se desencontrado das ruas que cruzam a Av. Antônio Carlos. Nós teremos um retorno que ficará mais abaixo, próximo à Caixa Econômica Federal”.

De acordo com João Bosco Borges, a obra está chegando em sua parte final. “Graças a Deus, a obra vai bem e indo para a fase de acabamento. O teatro em si, está em fase de acabamento interna, a parte de paisagismo está indo muito bem, nós estamos concretando a parte da passarela que vai até o espelho d´água e acreditamos que em breve estaremos entregando a obra pronta para a comunidade”, colocou o secretário.

No cronograma de obras para a revitalização da Av. Antônio Carlos, ainda está programado a execução da parte subterrânea na próxima segunda-feira, 27. O objetivo da Administração municipal é de entregar as duas obras de restauração da Igreja Matriz de São Domingos e da revitalização no mesmo dia. “Com certeza, porque você faz ‘barba, cabelo e bigode’, então o Centro da cidade fica totalmente revitalizado e em uma harmonia total. A obra tem uma integração, inclusive com o Parque do Cristo, o teatro municipal, a Av. Antônio Carlos, a Igreja Matriz e a Av. Imbiara. A pessoa que circular aí vai ter uma noção da integração de um conjunto até o trevo do Barreiro”, finalizou.

A obra está avaliada em investimentos de mais de R$ 600 milhões, em parceria com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).