Logo Jornal Interação

Durante os dias 1 e 2 de março, 120 pessoas de diversas localidades brasileiras e dos diversos setores da educação estiveram na cidade para assistir palestras e oficinas do 1° Fórum Intercultural de Pedagogia da Expressão em Araxá promovido pela Universidade de Uberaba (Uniube).

A Universidade de Uberaba (Uniube) promoveu a primeira edição do 1° Fórum Intercultural de Pedagogia da Expressão em Araxá. Nos últimos dias 1 e 2 deste mês, a Pousada Dona Beja recebeu cerca de vinte atrações envolvendo pesquisadores fundamentados na Expressão Ludocriativa que são dos países da Argentina, Brasil, Peru e Uruguai em mais de trinta horas de duração. O objetivo do evento é compreender a qualidade educativa em uma perspectiva de integralidade, que contempla tanto o desenvolvimento de instrumentos essenciais para a aprendizagem quanto os conhecimentos e os valores.

A organização contabilizou a presença de 120 espectadores alunos de pós-graduação e profissionais das áreas de educação, psicologia, animadores culturais e serviço social, turismo, dentre outras. “Nós temos pessoas de Uberaba, Araxá, Patrocínio, Serra do Salitre, Tapira e representação de três outros países da América Latina. No evento, temos as vivências nas animações pedagógicas que contemplam as áreas de expressão plástica, cênica, música, expressão cultural e folclore”, comentou a organizadora do evento, professora Luciana Faleiros Cauhí Salomão.

De acordo com a professora, o fórum contemplou também relatos de professores [palestrantes] que mostram como trabalhar a expressão ludocriativa e quais resultados que eles obtiveram em diversas áreas como a sala de aula e o serviço de saúde. “A Expressão Ludocriativa é uma proposta que visa uma renovação pedagógica através de um processo metodológico que articula as áreas expressivas aos conteúdos científicos. Ela respeita as diferenças, então, é um espaço onde todos podem aprender as pessoas que tem dificuldade, que são diferentes, normais, inteligentes. É um espaço de desenvolvimento para todo o ser humano”, disse a professora.

Um dos convidados principais para participar do fórum, o professor uruguaio de Expressão Ludocriativa, Raimundo Dinello, conhecido como o criador da pedagogia da expressão, comentou durante a sua palestra sobre articulação Metodológica na Expressão Criativa. “O que você aprende com essa proposta, aprende muito para a sua vida. É um caminho da aprendizagem da sua vida que no relacionamento da didática da sua escola. É uma aprendizagem para a sua vida. É um ensinamento de como você deve se colocar na vida”, comentou o professor.

A coordenadora da área de Planejamento e Projetos da Secretaria de Educação, Maristéia Castro Guimarães de Ávila, destacou que partindo dos conhecimentos, dentre eles, a expressão artística, o incentivo a aprendizagem é muito maior. “Se você despertar no aluno o interesse pela aprendizagem por meio da arte, da música, do teatro, da dança e da expressão corporal você ganha muito mais. A importância deste fórum é que todo professor tem que estar voltado para essa questão da expressão artística para desencadear a vontade de aprender do aluno”.

A educadora da Argentina, Beatriz Gago, compartilhou dessa mesma visão da Maristéia. “É muito importante a participação neste tipo de evento porque nos permite revolucionar o processo de aprendizagem”, colocou.

O 1° Fórum Intercultural da Uniube terminou no último sábado, 2, com a expectativa de se realizar mais eventos como esses em Araxá. “Mais de cinquenta pessoas [entre elas, vinte em Araxá, já se formaram no curso de Expressão Ludocriativa. Vem aí a segunda turma de Araxá. Tem tido muita felicidade de trabalhar com essa turma daqui do município do Alto Paranaíba. No final do primeiro semestre queremos iniciar nova turma e, com certeza, realizar a segunda edição do fórum aqui. Para nós, o público foi muito satisfatório”, concluiu a professora Luciana.

Além de palestras, oficinas também constaram na programação do 1° Fórum Intercultural de Pedagogia da Expressão em Araxá.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *