Logo Jornal Interação

Carreta do Senac Móvel estaciona em Araxá para oferecer cursos de profissionalização gratuita de informática e administração.

A cidade de Araxá recebe a Carreta do Senac Móvel, em parceria com a prefeitura do município. O início desse projeto ocorreu nesta segunda-feira, 13, no pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto. A carreta também programa voltar depois do carnaval, no período de 23 a 29 deste mês. O objetivo é facilitar a pessoas de qualquer idade o acesso ao mercado de trabalho por meio da profissionalização, com oficinas gratuitas de informática e administração.

De acordo com o professor do Senac Araxá, João Paulo Mota, o projeto pode ser considerado uma oportunidade de contato com novas tecnologias. “É uma oportunidade tanto para ele [pessoa que não domina a tecnologia] como para quem tem um contato de muito tempo com a informática, porque, às vezes, a pessoa já tem o contato, utiliza muito bem as ferramentas do computador, mas não sabe construir, por exemplo, um currículo bem [feito]”, disse o professor.

O currículo é uma importante ferramenta para a conquista de um espaço no mercado de trabalho. É a porta de entrada para o início do processo seletivo, e é ele que irá despertar o interesse e a curiosidade do examinador em conhecer pessoalmente o candidato. É a propaganda pessoal do candidato, um documento que relata a evolução de sua carreira profissional e, portanto, deve-se tomar muito cuidado na hora de elaborá-lo.

Solange Aparecida Ferreira, de 40 anos, sabe bem da existência dessas ferramentas no computador, mas afirmou que, na hora de se fazer um currículo, as dúvidas aparecem. “São várias como preencher a qualificação, tenho muita dificuldade de saber onde colocar as minhas principais referências do mercado de trabalho. Eu sei da importância do preenchimento do currículo, mas fico no meio do caminho”, colocou. “Eu não tinha a prática de fazer o currículo, porque fiquei 35 anos na empresa de agricultura do meu irmão e, agora, escolhi sair para trabalhar em outro ramo. Agora é ficar aqui e relembrar como se faz um currículo”, complementou o engenheiro agrônomo, Mário Carneiro.

João Paulo explicou que o interessado em uma vaga para o mercado imagina que é necessário supervalorizar seu currículo. “A maior dúvida em relação ao currículo seria a construção dele, porque normalmente o aluno acha que o currículo é, na realidade, uma superposição de um monte de coisas. Ele pensa que tem que colocar a vida dele dentro do currículo e, na verdade, não é isso”, ressaltou.

Segundo ele, o mercado de trabalho pede objetividade. “Quanto mais objetivo o currículo for, melhor ele é e mais chance o interessado terá chance de conseguir sua vaga no mercado de trabalho”, finalizou.

A carreta dispõe de cerca de 15 lugares, e o interessado pode fazer as inscrições no Senac, no Sine ou no local do curso [no caso de Araxá, a Fundação Cultural Calmon Barreto], com antecedência mínima de 30 minutos.

Atualmente, o Senac Minas dispõe de oito carretas adaptadas especialmente para a realização de cursos profissionalizantes, com ar-condicionado, computadores e equipamentos audiovisuais. Cada unidade móvel reproduz internamente o ambiente real de trabalho nas áreas de Hospitalidade, Turismo, Informática, Administração, Saúde e Imagem Pessoal.  O programa busca levar ao interior projetos educacionais com o mesmo padrão de qualidade oferecido pelas unidades fixas.

Confira a programação que será desempenhada de 23 a 29 de fevereiro:

 

HORÁRIO 23/2 24/2 27/2 28/2 29/2
9h30 às 11h30 Mercado de Trabalho: Oportunidades e Desafios

 

Motivação e Qualidade de Vida

 

 

Entrevista de Emprego

 

 

 

A Copa do Mundo: Turismo e qualificação profissional Excelência no Atendimento ao Cliente

 

13h às 15h Currículo: abrindo portas para o mercado de trabalho Dicas de Apresentação Pessoal

 

Relações Interpessoais

 

 

Etiqueta e Postura Profissional

 

Power Point

 

 

16h às 18h Utilizando o Word para Confecção de Currículos Redes Sociais: Oportunidades e Desafios

 

Internet

 

 

 

Como utilizar a planilha Excel

 

 

Informática como oportunidade de trabalho
20h às 22h Excelência no Atendimento ao Cliente

 

Vendas: Desafios e Oportunidades

 

Criatividade como diferencial no seu trabalho Vendas: Desafios e Oportunidades

 

 

Mercado de Trabalho: Oportunidades e Desafios

 

 

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *