Logo Jornal Interação

Município vai receber a primeira etapa da Copa Internacional de Mountain Bike entre os dias 22 e 24 deste mês.

 Araxá será palco de um importante marco da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike (CIMTB). Nos dias 22, 23 e 24 de março, a cidade não será responsável apenas por dar início à temporada 2013 da Copa, mas também por abrir a comemoração de aniversário dos 10 anos da CIMTB na UCI (União Ciclística Internacional), além de marcar o início do ciclo das olimpíadas do Rio 2016.

“Para nós da CIMTB é uma honra completar 10 anos de ranking de UCI. Este trabalho é reconhecido pelo segmento e não seria possível sem o apoio da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e das federações estaduais. Contar pontos para o ranking mundial é uma responsabilidade muito grande, pois receberemos delegações de diversos países em busca de pontos para o Ranking das Confederações neste novo Ciclo Olímpico Rio 2016. Ter a próxima Olimpíada no Brasil é algo que nos dá orgulho e nos deixa ainda mais focados em realizar um trabalho sério e responsável”, afirma o organizador do evento, Rogério Bernardes.

Em 2012, mais de 4 mil atletas levaram o mountain bike (MTB) para o dia a dia das pessoas, desde a equipe de produção até o público do evento. Esta popularização colabora diretamente para o aumento do número de adeptos do MTB e do ciclismo. Isso vai refletir no quadro de atletas nas próximas Olimpíadas.

Com a programação diversificada que garantiu o sucesso dos anos anteriores, foram implementadas várias novidades na etapa de Araxá que é a primeira da CIMTB.
Além do mountain bike de alto rendimento, a CIMTB realiza categorias amadoras e para crianças a partir de 1 ano de idade, com a inclusão do Circuito Soul Balance Bike; Circuito PNE para os para-desportistas; Night Run Cross Country para os corredores noturnos; Passeio Ciclístico Sense Bike para os moradores da cidade-sede do evento; Concurso Soul de redação e Desenho para os alunos da rede municipal de ensino e o Sprint Eliminator, transmitido ao vivo pela TV Integração, fundamental para a popularização do esporte.

A largada e chegada do mountain bike permanecem dentro do Tauá Grande Hotel. Na primeira etapa da CIMTB, o trajeto do MTB terá aproximadamente 5,7 km de terra batida, galhos de arvores, pedras e obstáculos naturais. “Segundo comissários internacionais, que estiveram presentes nos 10 anos de evento, é uma pista reconhecida internacionalmente como uma das melhores da América Latina”, comentou Rogério Bernardes.

A campeã da etapa de Congonhas em 2012, Isabella Lacerda, colocou que a prova em Araxá é muito importante, pois praticamente abre o calendário do Cross Country (XCO) no país. “Além de ser muito esperada por todos atletas por sua pista e pela logística que envolve, o circuito é maravilhoso. O público consegue acompanhar os atletas em várias partes e isso é muito motivante”, ressaltou a atleta.

Rubinho Valeriano, atual campeão da CIMTB, acredita que a cada ano fica mais difícil levantar a taça. “O nível dos atletas é cada vez mais alto, o que contribui não só para o crescimento do esporte, mas também para que os fãs apreciem ainda mais o mountain bike, já que eles aparecem em peso em todas as etapas”, relatou.

Estrangeiros começam a confirmar presença na etapa de Araxá

O suíço Lucas Kaufman já garantiu sua vaga na primeira etapa da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike (CIMTB) em Araxá, Minas Gerais. Atleta da elite masculina, Lukas chega para disputar com feras do mtb brasileiro o lugar mais alto do pódio.

Já na elite feminina, a equatoriana Alexandra Serrano deixa a região dos Andes para dificultar a vida das meninas na pista de Araxá. A atleta promete elevar o nível de competição, aumentando ainda mais a disputa.

As inscrições para a CIMTB já estão abertas em nosso site www.cimtb.com.br e as vagas são limitadas.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *