Logo Jornal Interação

O prefeito municipal de Araxá, Jeová Moreira da Costa, e a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques, estiveram em Belo Horizonte para participarem do lançamento da Uaitec no último dia 18 de fevereiro. A solenidade – que contou com cerca de 600 pessoas – ocorreu no Auditório JK, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves.

O governador Antônio Augusto Anastasia, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp e o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, lançaram oficialmente a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec).

O objetivo da Uaitec é de permitir o acesso à formação universitária a uma maior parcela dos mineiros e brasileiros, resultando na promoção da sua qualificação profissional e na expansão da geração de renda e riqueza.

Esta iniciativa é uma resposta do Governo mineiro à convocação do governo Federal, através do Ministério da Educação, que deseja ampliar até 2014, as atuais 210 mil vagas de ensino à distância, para 600 mil.

A Uaitec terá sempre como foco a capacitação profissional. Ela foi concebida para oferecer cursos de Graduação, Tecnológicos, Extensão Universitária, Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) e cursos de idiomas.

A solenidade foi marcada pela assinatura de dois documentos pelo governador Antonio Anastasia. O primeiro deles cria o programa – Idiomas para a Cidadania e autoriza a implantação das unidades das Uaitec em todas as regiões do estado. O segundo documento formaliza a adesão das universidades federais de Viçosa (UFV) e de Alfenas (Unifal) ao programa Uaitec.

Além do governador, assinaram o documento o secretário Narcio Rodrigues e os reitores Nilda Soares (UFV) e Paulo Márcio de Faria e Silva (Unifal).

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *