Destaque »

Em final com 6 gols, França bate Croácia e conquista o bi mundial

17 de julho de 2018 – 0:56 |

A vitória sobre a Croácia por 4 a 2, na final da Copa do Mundo da Rússia, no domingo, coloca a França em um novo patamar no futebol mundial. O time …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Cultura

Banda Collettivo Jazz Milano é a primeira atração de 2013 do Tri Ciclo Espetáculos

Na última sexta-feira, 22, foi dado o pontapé inicial para o projeto Tri Ciclo Espetáculos, que significou o primeiro evento que o Teatro Municipal recebeu em 2013. O show da banda Colletivo Jazz Milano reuniu um bom número de espectadores, fãs da arte e da cultura. O show faz parte de uma turnê que eles estão fazendo desde meados do ano passado. O projeto Tri Ciclo Espetáculos tem como objetivo difundir música instrumental e erudita, teatro, dança e circo, contribuindo com o fomento e a difusão cultural em variados pontos da cidade.

O Colletivo Jazz Milano é um projeto que acontece sempre no verão com a participação de músicos italianos – Alessio Pacifico, Tullio Ricci, Massimo Minardi e Davide Logiri –, e do baixista brasileiro Ricardo Moraes em concerto de músicas autorais e de Standards, o que inclui música brasileira. “É um prazer estar tocando no Teatro Municipal, um palco belíssimo, com um público hospitaleiro com todos na banda”, ressaltou Ricardo Moraes, contrabaixista brasileiro, durante a apresentação do grupo em Araxá.

Contrabaixo, bateria, guitarra, piano, sax e trombone foram instrumentos muito bem tocados por esses músicos que mostraram a todos um pouco mais do jazz italiano, que recebe influências dos americanos, grandes criadores deste ritmo. Esse gênero musical do início do século 20 nasceu nos Estados Unidos, do sincretismo e da emancipação de musicas ocidentais com a poética africana.

Entre uma música e outra, os espectadores ficaram impressionados com o que viram no Teatro Municipal. “É um show para quem realmente gosta da boa música. Parece mágica o que eles fazem aqui”, falou maravilhado o engenheiro João Costa Damasceno. “Foi um show que, com certeza, você sai muito bem em sintonia com a boa música. Esses músicos são excepcionais. Só essa iniciativa do projeto Tri Ciclo Espetáculos para proporcionar cultura a todos”, colocou a professora Mariana da Costa, turista de Uberaba, que estava passando final de semana em Araxá.

E, no sábado, 23, teve mais música com show do contrabaixista Eduardo Machado com o percussionista Robertinho Silva. De acordo com a diretora artística e coordenadora do projeto, Cynthia Verçosa, mais atrações estão previstas na programação da iniciativa que está em sua segunda edição.

“São cinco espetáculos que finalizam a edição em 2013. Nós temos o grupo Sarandeiros, que conta a história do Brasil, por meio da dança, no dia 2 de março, com a participação especial de Rodrigo Robleño [curador do projeto], depois dia 23, Jeziel Paiva com convidados, a cantoria de Rabeca, que conta a história da literatura de cordel, por meio da música, e finalizamos a segunda edição do Tri Ciclo com Zezé Motta, que faz um trabalho muito bom cantando as músicas do Luiz Melodia”, comentou Cynthia.

Ela informou que a terceira edição do projeto Tri Ciclo Espetáculos tem previsão para iniciar em agosto, cheio de novidades. “A terceira edição já está no forno. Ela começa em agosto deste ano, com muitas novidades. O evento está formando público e esta formação é de fundamental importância sempre. Isso é um trabalho diário. Na cidade, agora tem o Teatro Municipal, então, o projeto valoriza os artistas da região e também os artistas locais, que também se apresentam em Uberaba, cidade beneficiada com o projeto. É um espaço para mostrar a arte”, finalizou. 

Projeto Tri Ciclo Espetáculos

A artista plástica Cynthia Verçosa iniciou o projeto com intuito de difundir música instrumental e erudita, teatro, dança e circo, contribuindo com o fomento e a difusão cultural em variados pontos da cidade. Na segunda edição, iniciada em 2012, cerca de quinze mil pessoas assistiram às apresentações do Tri Ciclo Espetáculos.

Serviço

Projeto Tri Ciclo Espetáculos

22 / 02: 20h – Colletivo Jazz Milano – Teatro Municipal de Araxá

23 / 02: 20h – Robertinho Silva e Eduardo Machado – Teatro Municipal de Araxá

A entrada é gratuita

E tem mais

Até abril tem dança, teatro e mais música. Em março, o grupo mineiro Sarandeiros está em Araxá com uma manifestação cultural brasileira e ainda Jeziel Paiva em Cantoria de Rebeca. No mês seguinte, quem é atração no Tri Ciclo Espetáculos, é a voz exuberante de Zezé Motta.

Mais informações sobre o projeto no site: tricicloespetaculos.com.br.