Destaque »

Unidos Contra a Corrupção: Presidente da Federaminas apresenta campanha em Araxá

17 de agosto de 2018 – 16:17 |

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas) é a primeira entidade empresarial do País a manifestar apoio à campanha Unidos Contra a Corrupção, uma iniciativa criada pela …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Saúde

Projeto Dentista do Bem vai promover a maior triagem do mundo

O evento vai selecionar jovens entre 11 e 17 anos que receberão tratamento odontológico gratuito.

No próximo dia 18 de março, a Turma do Bem (TdB) e a Oral-B promoverão a maior triagem do mundo. O evento acontece simultaneamente em 900 cidades do Brasil e outros 10 países da América Latina e visa identificar crianças e adolescentes de baixa renda, com idade entre 11 e 17 anos, que necessitam de tratamento odontológico. Em Araxá, a ação vai ocorrer na EE. Padre Anacleto Giraldi às 8h30 e às 14h. Os jovens selecionados serão encaminhados para cirurgiões-dentistas voluntários do projeto Dentista do Bem, que farão todo o tratamento gratuitamente até que eles completem 18 anos.

Atualmente, conta com a maior rede de voluntariado especializado do mundo. São quase 14 mil dentistas voluntários espalhados por todo o País – em mais de 900 municípios dos 26 Estados e Distrito Federal. O projeto também está presente em Portugal e dez países da América Latina: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru e Venezuela. Mais de 200 mil crianças e adolescentes passaram pelas triagens do projeto e 30 mil já foram encaminhadas ao dentista.

O processo é simples, rápido e não invasivo: o dentista faz um exame visual da condição bucal de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família.

Após a triagem, é elaborado um pequeno dossiê de cada criança e adolescente com a ficha de avaliação, uma cópia do comprovante de residência e a autorização dos pais ou responsáveis para que o tratamento seja realizado.

A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento; para facilitar o acesso, a TdB encaminha o beneficiário para o consultório mais próximo da sua residência.

Os dentistas voluntários atendem, em seus próprios consultórios, as crianças e os adolescentes selecionados até eles completarem 18 anos. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo.

O projeto é realizado dentro da TdB – Turma do Bem que é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), fundada em 2002, com a missão mudar a percepção da sociedade sobre a questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade. O fundador e presidente voluntário da OSCIP, Dr. Fábio Bibancos foi reconhecido internacionalmente como Empreendedor Social pela Ashoka (www.ashoka.org) e pela Schwab Foundation (www.schwabfoundation.org) por seu trabalho à frente da TdB. Mais informações em www.tdb.org.br.