Logo Jornal Interação

A escola esteve presente no encontro entre as 120 melhores escolas com atividades em Bibliotecas

A Magistra – Escola de formação e desenvolvimento profissional de Educadores, realizou um encontro no canto da Siriema, em Jaboticatubas. A escola selecionou os 120 melhores projetos das escolas estaduais de Minas Gerais. De Araxá a única escola a participar foi a Escola Vasco Santos com o projeto “SIMAVEando com as Bibliotecárias”.  Durante os dias do encontro as professoras participaram de minicursos, mesa redonda e relatos de experiência em Biblioteca Escolar. Em destaque a palestra de José Simões de Almeida Júnior – pesquisador e dramaturgo, com o tema “A Biblioteca Escolar como espaço do conhecimento: onde estão os livros? Onde estão os leitores?”

Para José Simões, a Biblioteca é o coração da escola, é o pulsar dos desejos da escola. Dentre os minicursos também tivemos “modelagem com massinha” com o professor, autor e ilustrador de livros infantis, Marcelo Moreira Xavier e a professora Ana Paula da Silva que trabalhou com “Gêneros textuais na escola”.

O projeto “SIMAVEando com as bibliotecárias”  da Escola Vasco Santos, surgiu após análise  do resultado do  SIMAVE – Sistema Mineiro de Avaliação das Escolas Públicas. Como  a ação do PIP – Projeto de Intervenção Pedagógica, a fim de elevar os índices de proficiência,  o objetivo do projeto é trabalhar   com a  concentração e o senso crítico.   O  SIMAVEando engloba outros projetos na área de leitura e escrita como o “Minuto Literário” que acontece toda semana com todas as turmas e servidores da escola, lendo e discutindo sobre o texto apresentado;  a “Sacola Mágica” que visita as salas de aula com textos de diversos gêneros textuais  e atividades surpresas como palavra cruzada, torto, mensagens, caça palavra, numerex, sudoku, jogo dos 7 erros, cruzadox e dominox. Na área das exatas, o projeto “ABRAcaixaCADABRA” auxilia os professores de matemática dos 9º anos do Ensino Fundamental e 3º anos do Ensino Médio,  com  atividades  como: tangran, porcentagens, análise de gráficos, planificação, ampliação e  redução de figuras e ainda cálculo de área, volume e perímetro. Este projeto foi trabalhado em 2012 pelas professoras bibliotecárias: Erlene Cátia Borges Ferreira, Daniela Faria Tormin e Maria Helena Araujo Oliveira.

Na apresentação do projeto participaram as professoras Erlene Catia  e Maria Isabel Barreto Radispiel.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *