Logo Jornal Interação

Polivalente e Delfim Moreira receberam na última 6ª-feira, 15; todas as escolas de ensino fundamental vão receber até o fim de fevereiro.

Na sexta-feira, 15, escolas do ensino fundamental de todo o Estado de Minas Gerais se reuniram para receber a placa com os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). As escolas estaduais do interior do Estado começam a fixar as placas com os resultados do índice do Governo Federal que avalia a educação básica em todo o Brasil acima de 6 pontos. A Escola Estadual Professor Luiz Antônio Corrêa de Oliveira – Polivalente conseguiu média 6,0, a maior dentro do 9° ano. Já referente ao 5° ano, a Escola Estadual Delfim Moreira, conseguiu média de 7.6.

A diretora Zulma Moreira, da Escola Polivalente se diz satisfeita com o resultado dos últimos anos, com o apoio da família na educação dos alunos e diz que a instalação da placa é resultado motivador para todos que trabalham na escola.

“Com certeza, é uma sensação de missão cumprida. É um ganho muito grande, quando vemos o resultado do nosso trabalho durante o ano e se vê que conseguimos atingir nossos objetivos. O diferencial da nossa escola é que contamos com o apoio da família. Então, tivemos um ano extremamente positivo, com conquistas de medalha de prata na Olimpíada de Língua Portuguesa, o que é muito difícil, já que são três milhões de textos. Tivemos medalha de ouro nas Olímpiadas de Matemática, e três medalhas de bronze”, declarou.

Outra escola que fixou a placa do Ideb foi o Delfim Moreira também na última sexta-feira,  15. Em seu discurso, a diretora Rosângela Lucca, afirmou que o resultado no Ideb é uma prova que o trabalho está sendo bem desenvolvido pelos alunos, professores, enfim, pessoas que fazem parte da comunidade escolar.

No Ideb, as escolas são avaliadas ao final de cada ciclo de ensino — no fim dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e ao fim do Ensino Médio. O índice, portanto, gera resultados para o 5º e o 9º anos do Ensino Fundamental e para o 3º ano do Ensino Médio. Como o Ideb não gera resultados por escola no Ensino Médio, uma vez que a avaliação é aplicada de forma amostral, somente escolas que oferecem o ensino fundamental receberão as placas.

Cada placa traz o índice obtido pela escola no nível de ensino avaliado referente ao ano de 2011, o último no qual o Ideb foi aferido. O índice da escola foi de seis pontos. Tomando como base uma régua com a escala de 1 a 10, o interessado poderá conferir qual foi o índice obtido pela instituição. Acima da régua, é possível conferir o Ideb médio das redes públicas do município no qual a escola está localizada, além do Ideb da rede estadual mineira naquele nível de ensino.

Além da instalação das placas com os resultados do Ideb em todas as escolas estaduais de nível fundamental, os desempenhos das escolas também podem ser consultados pela internet. Está disponível, no site da Secretaria de Estado de Educação, um ambiente virtual no qual o usuário pode consultar os índices obtidos pela escola de seu interesse, que pode ser acessado no seguinte endereço www.educacao.mg.gov.br/ideb.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *