Logo Jornal Interação

Na última sexta-feira, 15, a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da Republica convocou uma reunião com autoridades aeroportuárias dos principais aeroportos do estado de Minas Gerais, com objetivo de apresentar o plano operacional dos aeroportos para Copa das Confederações, especificamente durante os jogos em Belo Horizonte.

A reunião aconteceu no Aeroporto Internacional Tancredo Neves em Confins e contou com representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Aeronáutica, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Polícia Federal, Receita Federal, do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e administradores dos aeroportos de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Ipatinga e Araxá.

A reunião foi coordenada pelo coordenador do Comitê de Grandes Eventos da Secretaria de Aviação Civil, Rafael Botelho Faria, que apresentou e debateu com os participantes um plano estratégico para os aeroportos, durante o grande evento esportivo que será a Copa das Confederações, em 2013, considerado o segundo maior torneio de futebol da FIFA, entidade máxima do esporte.

Além dos aeroportos das cidades sedes, o governo federal mapeou alguns aeroportos com boa infra-estrutura, para darem apoio e serem alternativas aos aeroportos internacionais, durante os eventos da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo em 2014, constituindo uma rede de aeroportos muito bem coordenados para atender o grande movimento de aeronaves e pessoas.

O Aeroporto Romeu Zema foi representado pelo seu administrador Fabiano Cota que apresentou aos participantes a estrutura e os procedimentos de segurança  do aeroporto da cidade. Ficou acertado que o Aeroporto Romeu Zema será alternativa para Belo Horizonte e Brasília, durante os jogos da Copa das Confederações da FIFA 2013, recebendo aeronaves da aviação geral (voos executivos e particulares).

O administrador do aeroporto, Fabiano Cota, colocou que, por exemplo, se o aeroporto de Confins, da cidade sede de Belo Horizonte, não estiver com condições de receber um número alto de aeronaves na sua pista de decolagem/voo ou se o piloto, sem condições de pouso, o aeroporto de Araxá será solicitado para ser base de apoio e receber milhares de turistas.

“Vamos nos empenhar para adequar ainda mais o nosso aeroporto, trazendo conforto e segurança para os usuários, pois este movimento que a cidade vai receber, será importante para o turismo e o desenvolvimento da região. Durante a reunião foi ressaltado que a Copa das Confederações será um teste para a Copa do Mundo de 2014. Portanto; temos que fazer bem feito agora para que possamos mais uma vez ser escolhidos para fazer parte da rede de aeroportos para a Copa 2014″, destacou Fabiano Cota.

A Copa das Confederações será disputada no Brasil a partir do dia 15 de junho e terminará no dia 30 do mesmo mês com a final no Maracanã, RJ. Ao todo, serão oito seleções atuando no torneio divididas em dois grupos de quatro equipes. No grupo A, estão Brasil, Japão, México e Itália e na chave B, Espanha, Uruguai, Taiti e Nigéria.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *